Esse é um daqueles programinhas bobos, aparentemente sem muita utilidade, mas que acabam demonstrando um poder às vezes desconhecido.

Lux é a medida utilizada para quantificar a intensidade da luz numa determinada área. Para fotógrafos profissionais é algo importante saber essa medida, para ajustar corretamente a câmera (apesar que hoje com foto digital isso não é tão essencial, já que é possível tirar dezenas ou centenas de fotos em poucos minutos variando os ajustes…além de poder usar o Photoshop depois).

Mas para filmagens continua sendo muito importante.

E lá no repositório extras-devel encontramos o Luxus. Ele utiliza o sensor de luz do N900 para calcular qual é a intensidade de luz no ambiente e também para exibir o Ev (Exposure Value, que é a relação entre a abertura da lente da câmera e o tempo de exposição, tendo sempre como base o ISO 100).

O Luxus é na verdade um programa que, ao ser rodado, coloca um widget no desktop exibindo esses valores. Na imagem abaixo dá para ver o atalho para o programa (quadro vermelho) e o widget (quadro azul).

Para alternar entre as medidas em lux ou o Ev, basta dar um toque no widget.

Eu tive a impressão de que talvez o programa fique permanentemente ativo, mesmo quando a tela é apagada (caso no qual ele deveria entrar em modo de descanso, e desligar o sensor de luz do aparelho). Essa impressão foi causada por um consumo acima do normal da bateria nestes últimos 2 dias (desde que o instalei). Mas isso é apenas uma suspeita.

Também não sei quão correta é essa medição, já que eu não tenho um aparelho real para medir a intensidade da luz! 🙂

Artigos relacionados: