Como alguns podem notar, os posts estão todos sem comentários. Mas calma, eles não foram apagados. Apenas foi alterada a forma de fazê-los.

Como às vezes acabam acontecendo boas discussões nos comentários, acho que não é interessante deixar parte da discussão no blog e parte no fórum. Portanto, todos os comentários serão feitos diretamente no fórum.

Cada texto publicado no blog terá, automaticamente, um tópico na seção Comentários do Blog, que é onde deverá ser feito o comentário em si.

Assim que eu tiver mais tempo de investigar e descobrir como fazer, passarei todos os comentários que estão aqui no blog para o respectivo tópico do fórum. Claro que não farei isso manualmente (copiar e colar 1.247 comentários não é algo que agrade). Por isso pode demorar um pouco até que eles voltem a ser visíveis, já no fórum. Mas quando isso acontecer, acredito que ficará muito melhor, pois qualquer informação que esteja neles poderá ser facilmente localizada usando a busca do próprio fórum.

Claro que isso provocaria um efeito colateral: a obrigação de se cadastrar no fórum. Por enquanto, eu vou deixar a possibilidade de colocar mensagens nesse espaço específico liberado para “visitantes”. Ou seja, não será obrigatório o cadastro.

Mas isso pode mudar caso note que começou a rolar spam ou abuso da ferramenta.

Nessa seção não é permitido criar novos tópicos, e a primeira mensagem de todos eles é sempre o link para o respectivo texto no blog. Também pretendo mexer no plugin do WordPress que faz isso para que seja colocado um resumo no fórum.

Críticas, ideias e sugestões são bem-vindas! 🙂