Um leitor fez essa pergunta num comentário, e lá também foi respondido. E hoje apareceu um tópico no fórum do Maemo.org onde um usuário dizia literalmente que o Linux pode pegar vírus.

Analisando um pouquinho o que aconteceu com o usuário do Maemo.org podemos descartar completamente a contaminação do N900. O que aconteceu é o que quase sempre acontece quando aparece um vírus num sistema GNU/Linux: o equipamento foi conectado a um sistema Windows que já estava contaminado, e o sistema Windows passou os bichinhos virtuais pra frente.

O N900 em si não está contaminado, pois nada está rodando nele (até porque programas feitos para o Windows não rodam no aparelho). É a mesma coisa num computador com algum sistema operacional GNU/Linux…ele até pode ter um anti-vírus instalado, mas esse anti-vírus não é para pegar os invasores “nativos”, mas sim aqueles que podem vir de computadores Windows.

Isso não quer dizer que o sistema GNU/Linux seja imune aos vírus! Bem longe disso! Há até uma discussão bem antiga que diz que não há vírus para ele por sua baixa utilização…o que faz sentido. Se você quer roubar senhas de bancos vai perder seu tempo criando algo para contaminar 2%, 5% ou 10% dos computadores do mundo, ou vai criar algo para atacar 70%, 80%? Não é preciso ser matemático para ver qual é a melhor escolha….

Então como se proteger? Usando o bom senso! Eu usei Windows durante um bom tempo da minha vida, e nunca (repito: NUNCA) fui infectado por vírus nenhum!! E não deixava nenhum anti-vírus rodando (consomem muitos recursos, deixam a máquina lenta, e às vezes de nada adiantam). Tinha um instalado unicamente para verificar arquivos baixados da internet.

Apenas tomava cuidado. Um cuidado básico! Se recebo um e-mail dizendo “veja nossas fotos que tirei no final de semana”, e no final de semana eu fiquei em casa, é óbvio que ali não tem nenhuma foto minha (e mesmo que tivesse, porque as fotos viriam num arquivo executável ao invés de um link ou anexadas diretamente na mensagem?). Ou então porque meu banco mandaria um e-mail pedindo pra eu recadastrar minha senha no internet banking ao invés de simplesmente exibir a mensagem quando eu acessasse o próprio internet banking?

No caso do N900 a situação é ainda um pouco mais delicada, pois ele é um aparelho que se comunica com o mundo. Quem já não ouviu falar daqueles programinhas que fazem chamadas internacionais sem que o usuário perceba? Isso não é impossível de aparecer e de acontecer.

Voltando ao problema do usuário do fórum do Maemo, o que aconteceu foi bem simples: um daqueles vírus que se espalham através de pendrives se instalou no N900 dele, quando este foi conectado como memória de massa, e acabou comprometendo alguns diretórios importantes do aparelho, fazendo com que ele funcionasse com falhas.

Tem como evitar isso??

Tem….de duas formas: a primeira, e mais óbvia, é tomar cuidado aonde conecta o N900. E a segunda seria alterar a formatação da partição “grandona” para um sistema de arquivos diferente, com mais segurança.

Só que esta segunda opção, além de um pouco complicada para usuários leigos, traria um probleminha a mais: não seria mais possível ligar o N900 a um computador Windows para usá-lo como pendrive.

Artigos relacionados: