O menu do sistema é aquele que aparece quando você pressiona uma vez só o botão liga/desliga. As opções que lá aparecem são configuráveis, e dá para colocar coisas novas ali (até o limite físico da tela, que deve ser de 10 ou 12 itens).
Mas há alguns botões que estão desabilitados pelo próprio sistema, e que podem ser facilmente ativados. Eles são para 3 funções:
– reiniciar o aparelho
– fazer um “soft poweroff” (não sei se querem dizer um desligamento suave ou um desligamento por software)
– abrir o terminal e rodar o comando top
ATENÇÃO: qualquer alteração errada nesse arquivo poderá impedir o funcionamento correto do N900 e obrigar a reinstalar o firmware. Siga cautelosamente as instruções.
Para habilitar um (ou mais deles), entre no terminal, e fique root. Utilizarei o vi como editor, portanto todos os comandos se referem a ele. Digite isto para abrir o arquivo a ser editado:
vi /etc/systemui/systemui.xml
O arquivo será aberto. Nesse momento devemos procurar pelo trecho desabilitado. Para isso tecle uma barra (“/”)…e o cursor irá para o rodapé da tela. Neste momento você está no modo busca. O que você digitar até o pressionamento do ENTER será procurado no arquivo aberto. Digite, sem as aspas, “<!–” (sinal de menor, exclamação e dois hífens), e tecle ENTER.
Muito provavelmente vai aparecer na tela um trecho assim:
<!-- <menuitem priority="20" name="Reboot"> <return>6</return> <po>osso-powerup-shutdown</po> </menuitem> <menuitem priority="10" name="Soft poweroff"> <return>7</return> <po>osso-powerup-shutdown</po> </menuitem> <menuitem priority="5" name="Top in XTerm"> <callback service="com.nokia.xterm" path="/com/nokia/xterm" interface="com.nokia.xterm" method="run_command" bus="session" autostart="true"> <argument type="string">/usr/bin/top</argument> </callback> </menuitem> -->
Tudo o que está entre o “<!–” e o “–>” está comentado. Ou seja: não tem efeito nenhum. Para habilitar apenas o botão de reinicialização, vamos mover o início do comentário para mais pra baixo. Vá com o cursor até a linha onde está o “<!–“, e tecle duas vezes o “d”. Esse comando excluirá a linha. Se você notar, temos uma linha “<menuitem” e mais pra baixo uma “</menuitem>”. Temos isso 3 vezes no bloco. Isso identifica os 3 blocos para cada um dos 3 botões. Posicione o cursor na linha imediatamente posterior ao “</menuitem>” do comando de reinicialização, que no caso do nosso texto acima, é a linha “<menuitem priority=”10″ name=”Soft poweroff”>“. Deixe o cursor no começo dela, e tecle “i”. Isso iniciará o modo de inserção de texto. Digite isso, terminando com um ENTER para pular de linha:
<!--
E pressione a tecla ESC (utilizando o atalho exibido na tela do terminal). Isso fará o vi sair do modo edição.
O trecho deverá estar assim:
<menuitem priority="20" name="Reboot"> <return>6</return> <po>osso-powerup-shutdown</po> </menuitem> <!-- <menuitem priority="10" name="Soft poweroff"> <return>7</return> <po>osso-powerup-shutdown</po> </menuitem> <menuitem priority="5" name="Top in XTerm"> <callback service="com.nokia.xterm" path="/com/nokia/xterm" interface="com.nokia.xterm" method="run_command" bus="session" autostart="true"> <argument type="string">/usr/bin/top</argument> </callback> </menuitem> -->
Agora vamos sair do vi salvando o arquivo. Pressione a tecla de dois pontos (“:”), que fará o programa entrar no modo de comandos, a tecla “x” e ENTER. O comando “x” diz ao vi para sair e salvar o arquivo. Caso você tenha notado que fez alguma besteira e queira sair sem alterar nada, use o comando “q!” (o “q” por si fará sair do vi, e a exclamação diz que ele deve sair sem fazer nenhuma pergunta, e no caso sem salvar o arquivo. Se você alterou o texto, e não colocar a exclamação, ele vai perguntar se quer salvá-lo).
Agora basta reiniciar o aparelho para que as novas configurações sejam carregadas, e o seu menu do sistema ficará assim:
Caso você queira habilitar os 3 botões no menu, basta remover as linhas contendo o “<!–” e o “–>” (utilizando o “dd”). Para comentar apenas um deles, basta incluí-lo entre essas tags.