Segundo prometido pelos responsáveis por tocar o MeeGo, no final do mês de março foi liberada a primeira versão do MeeGo, ainda versão (diria eu) pré-alpha.

Para os que quiserem se aventurar, é possível baixar uma imagem do sistema e rodar à partir de um pen-drive ou do cartão de memória do N900. Mas não se assanhem muito, pois por enquanto ele é apenas um terminal. É possível baixar versões para os processadores Atom da Intel, e para o N900.

Há também uma imagem contendo binários proprietários da Nokia para instalação no N900 (é preciso digitar o IMEI do seu N900, e aceitar a licença de uso).

Há alguns poréns que devem ser observados: ao instalar qualquer um desses sistemas no N900 diretamente é equivalente a instalar um firmware do zero no aparelho (adeus programas instalados e talvez algumas informações pessoais). Sem contar que há um aviso no Maemo-Freak dizendo que não existe gerenciamento da bateria nesses binários, então corre o sério risco de danificar a bateria do aparelho caso a sua carga se esgote completamente (o aparelho não vai se desligar para preservá-la, por exemplo).

De qualquer forma, além de ser uma boa notícia, significa que é possível confiar nos responsáveis pelo MeeGo, pois prometeram e cumpriram. E não é piada de 1o. de abril!

fonte: Maemo-Freak e MeeGo