Antes uma explicação: o Patola, leitor do blog e usuário do fórum, já tinha dado a dica no próprio fórum. Eu resolvi não fazer nenhum post no blog pois o programa ainda não estava disponível nos repositórios, então a instalação dele exigia que os arquivos fossem baixados no aparelho e instalado na mão. Não que essa seja uma solução ruim, mas é uma solução para a qual muitos usuários torcem o nariz ou tem medo de executar (além de passível de erros e problemas).

Mas agora ele já está no repositório extras-devel, então pode ser facilmente instalado (e removido) por qualquer um.

O Chromium não é exatamente um porte do Chrome, o navegador do Google, mas sim o nome que a empresa deu para o projeto ao liberar os códigos-fonte do programa. Podemos dizer que o Chromium é uma versão código-aberto do Chrome (mas que na prática devem, ou deveriam, ser a mesma coisa).

Assim que o programa é aberto, surge a primeira imagem que está acima, perguntando se ele deve alterar as configurações de qual é o navegador padrão, e depois aparece a outra imagem.

Como dá para perceber, ele é igual à aplicação nos computadores.

A minha intenção era fazer os mesmos testes que fiz quando do lançamento do Fennec (Firefox for Mobile), e também as primeiras impressões do navegador nativo do N900. Porém, os testes não foram muito animadores.

A minha primeira tentativa foi o site do Itaú, para entrar no internet banking dele. Na primeira imagem acima dá pra ver o resultado. Ali onde está a tarja vermelha dizendo que o conteúdo foi bloqueado por ser inseguro deveriam estar os campos para digitar agência e conta (apenas agência e conta…a senha viria numa página posterior).

Aí eu pensei que talvez fosse apenas uma configuração, e fui tentar olhar nas opções de configuração se encontrava algo…e surgiu a segunda imagem. Pensei que pudesse ser apenas algum problema na hora de desenhá-la, e cliquei na aba seguinte, voltando para a primeira aba….mas ficou igual.

Já desanimado, quis ver como ele se portava com o Flash. A terceira imagem diz tudo. O engraçado é que o site do Itaú também possui Flash…

Sem contar que, se olhar na própria terceira imagem, notará barras de rolagem na lateral direita e no rodapé. Pois é….para rolar a tela eu preciso ter precisão de clicar na barra direitinho. Não adianta passar o dedo pela tela para que ela role.

O que eu concluo dessa experiência é que esta versão é, efetivamente, apenas uma compilação da versão para desktops. E portanto não totalmente funcional para um aparelho móvel. Para ele ficar usável, precisaria ser portado, e não apenas recompilado.

É interessante para mostrar que é possível, mas não é produtivo para utilização real.

Enquanto isso, o navegador nativo reina absoluto…