A Linux Foundation, organização que se dedica a fomentar o Linux, anunciou hoje que várias empresas se comprometeram a e já estão participando do desenvolvimento do MeeGo.

A lista das empresas conta com Acer, Amino, Asianux, Asus, BMW Group, Collabora, Ltd., CS2C, DeviceVM, EA Mobile, Gameloft, Hancom, Linpus, Mandriva, Metasys, Miracle, MontaVista Software, Novell, PixArt, Red Flag, ST-Ericsson, Tencent, TurboLinux, VietSoftware, Wind River, WTEC, e Xandros. Além do Maemo Community Council, que é um colegiado de usuários do Maemo.org, eleitos pela própria comunidade (a eleição inclusive aconteceu no último mês de março, e como prova de que é realmente uma eleição de membros da comunidade por membros da comunidade, eu fui chamado a votar….qualquer usuário com um nível mínimo de 10 pontos de karma podia votar. Esses pontos são conseguidos participando do fórum, colaborando no desenvolvimento de programas, em suma, participando da comunidade como um todo).

Alguns nomes me chamaram a atenção nessa lista. Os primeiros foram a EA Mobile e a Gameloft, empresas muito fortes no segmento de jogos. Outra surpresa foi a presença de algumas empresas responsáveis por outras distribuições GNU/Linux, como Novell (responsável pelo SUSE), TurboLinux, Mandriva e Xandros (responsáveis pelas distribuições que levam seus nomes). Talvez existam outras, mas essas eu conheço.

Aliás, a Novell foi uma grande surpresa, principalmente porque ela conta com uma enorme antipatia da comunidade de software livre por ter um acordo de interoperabilidade com a Microsoft (acordo feito há algum tempo, segundo dizem, para evitar que a Novell fosse processada por quebras de patentes no GNU/Linux pela Microsoft).

E também fabricantes de equipamentos, como Acer e Asus.

Claro que o fato da empresa se comprometer não significa que efetivamente irá fazer algo. Mas pelo menos demonstra que a iniciativa da Intel e da Nokia poderá render bons frutos no futuro.

fonte: Maemo-Freak