No fórum surgiu a dúvida de porque algumas imagens o N900 rotaciona automaticamente, ao invés de todas.

No Zeletron foi publicado um texto sobre uma falha de segurança do iPhone relacionada ao georeferenciamento (geotagging).

O que esses dois aspectos tem em comum? Uma sigla: EXIF. Ela significa Exchangeable image file format.

É uma especificação de como gravar determinados dados nas fotografias tiradas. As informações vão desde dados técnicos da foto (com ou sem flash, tempo de abertura, exposição, contraste, etc.) até informações sobre quem tirou a foto (o aparelho) e também as informações de georeferência.

Ali no meio existe um campo chamado orientation que diz qual parte da foto deve ser considerada como o canto superior esquerdo (ou seja, diz se a foto foi tirada no modo retrato, paisagem, de ponta-cabeça, etc.). Por exemplo, uma foto de ponta-cabeça indicará bottom right, que significa “rodapé direito”. Isso quer dizer que na verdade o rodapé direito deve ser considerado o topo esquerdo….portanto a foto deve ser rotacionada 180 graus para ser exibida no “plano original”.

Então se a foto ou imagem não possuir esse campo, o aparelho não tem como saber qual é a posição correta, e vai exibir a imagem do jeito que ela está gravada! Isso explica porque nem sempre a foto é rotacionada. Se o N900 não sabe qual é o topo esquerdo da foto, como é que ele vai rotacioná-la corretamente?

Quanto ao problema levantado no Zeletron, ele não é exclusivo do iPhone. Ele vai acontecer em todo e qualquer equipamento que grave as informações de georeferência na foto. Seja esse equipamento, com GPS, um celular ou uma máquina fotográfica.

Acredito que hoje em dia a maioria dos serviços de armazenamento online de fotos coloca automaticamente as imagens num mapa quando a informação está presente no arquivo. No Flickr, por exemplo, você pode dizer que o local onde a foto foi tirada só pode ser visto por seus contatos marcados como família. Isso impediria que qualquer um visse onde a foto foi tirada.

Pois é….impediria é o tempo verbal correto, pois se você deixa os dados EXIF disponíveis para qualquer um olhar, e a foto possui as tags de georeferência, basta olhar ali para saber exatamente onde ela foi tirada, com latitude e longitude.

Por isso, muito cuidado aonde você coloca suas fotos, pois a sua privacidade pode facilmente ir para o espaço.