Arquivo por categoria GPS

Ovi Maps com navegação por voz no N900?

Segundo um texto no The Nokia Blog, talvez.

O editor do blog, presente na Nokia World 2010, conversou com alguém da área de produtos Ovi, e questionou sobre o assunto. A resposta foi de que eles estão trabalhando para levar o Ovi Maps para o MeeGo, e que se o código resultante for facilmente transferível para o N900, então a resposta é “sim, o N900 terá uma atualização do Ovi Maps”.

Mas caso seja necessário alterar muito código, então a resposta é “não”.

O que me leva a algumas questões interessantes. A primeira delas é em relação ao próprio código. A Nokia apregoa sempre que todas as aplicações feitas para seus aparelhos devem ter como base o Qt, pois assim elas seriam facilmente portadas do Symbian pro Maemo/MeeGo e vice-versa. E eu, como programador, concordo com essa visão! Isso é factível.

Só que aí vem a questão interessante: se muito do código do Ovi Maps precisaria ser alterado para rodar no Maemo é sinal de que a Nokia não leva essa questão da “mobilidade do código” muito a sério!

Oras….o MeeGo tem como base o Linux, que também é a base do Maemo. Portanto, ambos possuem os mesmos elementos em seu interior (X-Org, Gstreamer, PulseAudio e por aí vai). Utilizando o Qt, o acesso ao hardware deixe de ser uma obrigação do programa e passa a ser da biblioteca. Então o que impediria que o programa rodasse nas duas plataformas?

Seria algo como “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”?

Projeto novo: AutoUPhoto

Enquanto não termino o BlockOut, muito mais devido a bloqueios criativos que outra coisa (acha que é fácil desenhar a tela de um jogo?), estou tocando mais um programinha para uma função pra qual não há alternativa (ou pelo menos eu não conheço): subir fotos automaticamente para um serviço de compartilhamento.

Como “subir automaticamente” eu digo automaticamente MESMO! O processo de mandar fotos para algum lugar no N900 é fácil e simples, mas irritante se você tem muitas fotos. Além de ser necessária intervenção do usuário. O que eu quero é bem simples: tirei a foto, ela teve as tags de georeferência marcadas, sobe pro servidor. Sem selecionar nada, clicar nada…tudo automático e transparente.

Como eu uso o Flickr, estou inicialmente fazendo apenas para ele, mas tenho a intenção de fazer também para o Picasa.

O funcionamento do programa não é assim tão simples, pois ele é dividido em 3 partes: uma interface gráfica para configuração (que ainda está extremamente crua e conta com apenas 3 botões), um processo rodando em segundo plano para receber as notificações de novas fotos, e um outro processo que deve ser iniciado quando há alguma foto nova a ser enviada.

O processo que fica “escutando” por novas fotos está funcionando. Não do jeito que eu gostaria, mas infelizmente não encontrei outra forma. Ele vai ser avisado sobre qualquer imagem nova no aparelho…mas mais pra frente penso em colocar uma configuração para dizer quais diretórios devem ser considerados.

Esse processo, quando recebe o evento de nova imagem, chama o outro processo responsável por fazer o upload.

Isso foi pensado para diminuir a quantidade de memória necessária para o programa rodar. Enquanto ele estiver apenas esperando por uma imagem ocupará muito pouco. Além de não ter processamento envolvido (portanto, sem grandes consumos de energia).

Neste momento eu já faço a autenticação do programa com o Flickr, inicio e finalizo o serviço de escuta (ainda manualmente), e faço o upload das imagens. E também ligo o GPS para pegar as coordenadas caso a foto não as tenha.

Ainda há bastante trabalho a se fazer, principalmente na interface gráfica.

Notícias sobre o Sygic

Como todo mundo que tem o N900 já deve ter visto, o programa de navegação nativo do aparelho deixa muito a desejar, principalmente nestes 2 pontos:
- não tem navegação por voz
- não refaz o trajeto automaticamente

A única alternativa viável que eu encontrei foi o Sygic, mas infelizmente ele não é vendido com os mapas do Brasil. Muitos já mandaram e-mails para eles questionando, inclusive eu.

A minha última mensagem foi enviada em 13 de agosto, e respondida hoje. A resposta por um lado foi interessante, mas por outro não respondeu a principal questão, que é quando teremos os mapas do Brasil disponíveis para compra.

A parte interessante deixo para vocês mesmos entenderem lendo o e-mail:

Thank you for your e-mail. I would like to kindly inform you that for Brazil there is going to be launched new product – Aura Brazil running on Maemo. Aura is oriented also to social life and pedestrian way of navigation – but it’s fully valuable navigation for driving.

Aura is the first voice guided car navigation, travel guide and a social networking app (Pinpoint where friends are on a map, their online activity and when they last connected. These details are visible from your contact list – go ahead and share your position and status with them if you like!) which uses 3D acceleration chip – AURA transforms maps into a real 3D product with building and landmark details. City and elevation maps make your position easier to find.
Wherever you are, use AURA to find your destination without any roaming costs. Places, addresses, maps, wiki information, city guides, and navigation and voice guidance – all are pre-installed.
Enable your Internet connection, and you can use active connected features such as AURA’s buddy search, and check weather or chat with friends.

Traduzindo a parte que interessa:

Obrigado pelo seu e-mail. Eu gostaria de gentilmente informar que para o Brasil será lançado um novo produto – Aura Brasil rodando no Maemo. Aura é orientado também para vida social e navegação de pedestres – mas de navegação valiosa quando dirigindo

Neste vídeo é possível ver o Aura em funcionamento num iPhone:

Quando ele será lançado? Não sei! O e-mail não diz. Mandei outro perguntando sobre alguma estimativa.

Sygic 10

Não que seja uma graaaaande notícia, já que nem o Sygic 9 com mapas do Brasil está oficialmente disponível. Mas pelo menos indica que a empresa está trabalhando na próxima versão do programa para Maemo.

O vídeo está com o áudio em alemão. E o programa ainda é uma versão beta.

Segundo informações dadas pela própria Sygic, a versão 10 virá como uma atualização gratuita para quem comprou a 9.

fonte: MeeGo Portal

Sygic disponível na Ovi Store

Mas ainda sem comemorar muito….não tem os mapas do Brasil: há apenas mapas europeus.

De qualquer forma, já está lá! A forma de encontrá-lo é entrar na Ovi Store à partir do N900, e mandar buscar por “maps”. Ele não apareceu na minha lista de aplicações!

À partir daí é o procedimento padrão para aplicações da Ovi (se não tiver o repositório cadastrado, ele o será automaticamente, e se tiver cadastrado mas desabilitado é bom habilitá-lo antes). Lembrando que é preciso ter cadastro na loja para instalar coisas de lá.

Eu tive que mandar baixar duas vezes (na primeira ele deu erro, apenas dizendo que não foi possível fazer o download).


Os mapas disponibilizados são em versão trial (7 dias).

Agora vamos ver se a empresa cumpre o que disse quanto aos mapas brasileiros….

Atualização: a versão do programa disponibilizada na Ovi é diferente da versão vendida no site da empresa. A versão da empresa roda em tela cheia, rotaciona usando o acelerômetro e mantém o GPS ligado quando em segundo plano. Na verdade, é uma versão posterior à que aparece na Ovi.

EXIF: o motivo do N900 rotacionar as fotos

No fórum surgiu a dúvida de porque algumas imagens o N900 rotaciona automaticamente, ao invés de todas.

No Zeletron foi publicado um texto sobre uma falha de segurança do iPhone relacionada ao georeferenciamento (geotagging).

O que esses dois aspectos tem em comum? Uma sigla: EXIF. Ela significa Exchangeable image file format.

É uma especificação de como gravar determinados dados nas fotografias tiradas. As informações vão desde dados técnicos da foto (com ou sem flash, tempo de abertura, exposição, contraste, etc.) até informações sobre quem tirou a foto (o aparelho) e também as informações de georeferência.

Ali no meio existe um campo chamado orientation que diz qual parte da foto deve ser considerada como o canto superior esquerdo (ou seja, diz se a foto foi tirada no modo retrato, paisagem, de ponta-cabeça, etc.). Por exemplo, uma foto de ponta-cabeça indicará bottom right, que significa “rodapé direito”. Isso quer dizer que na verdade o rodapé direito deve ser considerado o topo esquerdo….portanto a foto deve ser rotacionada 180 graus para ser exibida no “plano original”.

Então se a foto ou imagem não possuir esse campo, o aparelho não tem como saber qual é a posição correta, e vai exibir a imagem do jeito que ela está gravada! Isso explica porque nem sempre a foto é rotacionada. Se o N900 não sabe qual é o topo esquerdo da foto, como é que ele vai rotacioná-la corretamente?

Quanto ao problema levantado no Zeletron, ele não é exclusivo do iPhone. Ele vai acontecer em todo e qualquer equipamento que grave as informações de georeferência na foto. Seja esse equipamento, com GPS, um celular ou uma máquina fotográfica.

Acredito que hoje em dia a maioria dos serviços de armazenamento online de fotos coloca automaticamente as imagens num mapa quando a informação está presente no arquivo. No Flickr, por exemplo, você pode dizer que o local onde a foto foi tirada só pode ser visto por seus contatos marcados como família. Isso impediria que qualquer um visse onde a foto foi tirada.

Pois é….impediria é o tempo verbal correto, pois se você deixa os dados EXIF disponíveis para qualquer um olhar, e a foto possui as tags de georeferência, basta olhar ali para saber exatamente onde ela foi tirada, com latitude e longitude.

Por isso, muito cuidado aonde você coloca suas fotos, pois a sua privacidade pode facilmente ir para o espaço.

Sygic com mapas do Brasil e novo firmware: quem chega primeiro?

Sinto não poder dar uma resposta concreta, mas recebi um email da Sygic, respondendo meu questionamento sobre quando lançarão os mapas brasileiros.

Dear Sir,

We are currently working on adding new maps for Maemo version, so it will have at least same coverage as Mobile maps for other platforms. Unfortunatelly I’m not able to tell you when Brazilian maps will be available, I can only tell you, that we will definitely release Brazilian maps. Hopefully it will be within a month.

Thank you for contacting support and your interest in our products!

Best regards,

Jozef Vojtko I Sygic a.s. I Technical Support I e-mail: support@sygic.com I web: www.sygic.com

Traduzindo: “Estamos atualmente trabalhando na adição de novos mapas para a versão do Maemo, assim ele terá a mesma cobertura de mapas das outras plataformas. Infelizmente não sei dizer quando os mapas do Brasil estarão disponíveis, o que posso dizer é que com certeza serão lançados. Quem sabe daqui a um mês.”

Enquanto isso, pela internet, pipocam as versões piratas do programa com os mapas tupiniquins. Já não sei dizer se é má vontade mesmo…lamentável.

Enquanto isso, na Nokia…..
- Estagiário….me traga um café!
- Mas senhor, eu ia desligar a cafeteira para poder colocar o servidor com a nova atualização do N900 no ar!
- Os usuários já esperam há bastante tempo! Não vão se importar de esperar mais um pouco! Quero meu café!

Mitos e verdades sobre o GPS

Estas explicações servem para qualquer aparelho que possua um GPS, e vou colocar na forma de perguntas e respostas. Sobre o funcionamento efetivo do sistema de GPS não vou comentar, pois há bastante literatura disponível por aí.

1- O uso do GPS é pago?
Em uma única palavra: não. É totalmente gratuito.

2- O que é A-GPS (Assisted GPS ou GPS Assistido)?
É um auxiliar para a localização dos satélites e também da posição. Todo celular pode ter a sua localização conhecida através das torres de telefonia. Claro que essa localização não é precisa. Mas sabendo em qual torre o celular está, é possível saber em qual região ele se encontra. E tendo essa informação, uma consulta a um servidor é feita via internet, onde esse servidor retorna quais satélites estão posicionados naquele local, naquele momento. Dessa forma o GPS não precisa esperar encontrar algum sinal de satélite, mas pode procurar por um sinal específico, deixando o processo mais rápido.

Aqui é que ocorrem confusões: o acesso a internet é pago. Por isso muitos podem pensar que o uso do GPS também é pago, pois o A-GPS precisa de uma conexão para funcionar. Só que A-GPS é uma coisa, e GPS é outra. O primeiro complementa o segundo, mas o segundo não depende do primeiro.

3- Posso usar o GPS sem conexão de dados?
Sim. O problema disso é que a localização inicial pode acabar se tornando muito demorada, pois não existe a informação de quais satélites estão na região, então o aparelho precisa procurar por todos. Dependendo de onde a pessoa estiver, pode ser impossível a localização, pois o sinal dos satélites é bem fraco, e qualquer árvore é capaz de bloqueá-lo ou desviá-lo.

4- Após ser localizado, a conexão à internet ainda é necessária?
Não. Pode fazer o teste: acione o programa de navegação que quiser, deixe que ele faça a localização, e depois desconecte-se da internet (e para impedir que o aparelho se conecte de novo, desligue a parte de telefonia). E vá dar uma volta ao quarteirão….o programa continuará funcionando e mostrando a sua posição.

Esse teste já desmistifica totalmente a pergunta 1…afinal, como é que você vai ser cobrado por algo que ninguém sabe que você está usando?

5- Por que nunca consigo uma localização?
Isso pode ser causado por diversos motivos, desde mal funcionamento do aparelho até simplesmente não ser possível a localização onde você está. Pense só: não há lugares em que você simplesmente não tem sinal de celular? Então como esperar que o sinal de um satélite, que é absurdamente mais fraco, chegue nesse lugar?

O lugar ideal para fazer uma localização é ao ar livre, sem árvores, sem prédios, sem nenhuma construção por perto, sem fontes de eletromagnetismo (cabos de transmissão de energia, por exemplo), e com o céu limpo (sem nuvens). Claro que isso é o ideal….mas é perfeitamente possível conseguir dentro de casa, por exemplo.

Este texto pode sofrer alterações, e posteriormente será utilizado para um FAQ.

Mais um capítulo da novela Sygic

Segundo algumas mensagens no tópico sobre o programa no fórum do Maemo.org, algumas pessoas conseguiram comprar o programa no site da própria empresa. Mas muitos estão com problemas para acessá-lo…inclusive eu nas tentativas que fiz.

Será que finalmente caiu a ficha da Sygic, e cansou de esperar pela solução da Nokia que nunca vem?

De qualquer forma, não há lá muitos motivos para os brasileiros comemorarem. Nas poucas vezes que consegui entrar no site, só apareceu para venda a opção “Europa”. Cheguei até o passo onde pedem os dados do comprador e da forma de pagamento. Infelizmente, não trabalham com o Paypal…só cartão de crédito.

E o download tem 1.810MB….quase 2 gigas!

Roadrunner, o caça-radares

Um programa que eu usava bastante no N95 era o SpeedCam. O objetivo dele era simples: à partir da utilização do GPS, ele verificava se você estava perto de um radar, e avisava com um sinal sonoro caso estivesse acima da velocidade permitida.

Útil quando você às vezes esquece da velocidade em que está!

Há um equivalente para o N900: o Roadrunner (no repositório extras-devel).

A tela não poderia ser mais simples.

Ele não funciona 100%, pois não leva em consideração você estar na rota do radar. Se por exemplo você estiver dirigindo por uma rua, e o radar estiver na rua paralela, ele vai avisar. Assim como também avisa a uma distância fixa, ao invés de fazer um cálculo levando em consideração a tua velocidade (para que ele sempre avisasse faltando, por exemplo, 10 segundos pra chegar no radar). E falta também um aviso sonoro….a única coisa que ele faz é exibir essa tela abaixo, com a distância que falta para o radar (no teste que fiz, foi preciso), e vibrar.

Agora um detalhe importantíssimo: ele não consulta nenhum servidor para pegar as informações sobre os radares…eles devem ser previamente cadastrados. O programa possui um sistema de importação de arquivos.

A próxima pergunta é: onde vou conseguir uma lista com os radares instalados?? Para os “sortudos” que vivem no Brasil, existe um site, atualizado pelos próprios usuários, que possui essa informação…é o MapaRadar. Basta ir até lá, e mandar exportar. O formato deve ser o “CSV”…tanto faz se “com aviso de distância” ou sem (esse informação não é considerada).

fonte: Maemo.org