Há um interessante programa que permite fazer o foco manual durante a gravação de filmes e também ao tirar fotos. Eu particularmente espero que esse programa ajude algumas mentes mais brilhantes para algumas melhorias no software da câmera, como por exemplo permitir fazer o foco selecionando um ponto na tela, ao invés de usar sempre o meio da imagem.

Ele também permite ligar e desligar os leds (para uma melhor iluminação) e também controlar a luz vermelha acesa quando se inicia uma filmagem.

Este vídeo mostra o programa em funcionamento:

O que ele faz é acrescentar um menu na área de estado (ali onde fica o relógio e ícones do sistema), com duas opções, mostrados na primeira figura abaixo. O teclado indica se o foco e os leds são controlados pelo usuário ou não (teclado com sinal verde indica tudo automático, e teclado com sinal vermelho fica a cargo do usuário os ajustes). E a imagem ao lado dele é para mostrar os controles na tela, para utilização com o teclado fechado.

As teclas que podem ser usadas são estas:
Q,W: ligar/desligar o led
E,R: ligar/desligar a luz vermelha
A,S: altera o foco
D: corrige uma pequena alteração de foco que acontece às vezes ao pressionar o botão da câmera. Pressione D, ajuste o foco com A/S, e o foco selecionado não mudará ao pressionar o botão da câmera

As teclas de volume, quando os ajustes são por conta do usuário, também servem para alterar o foco (ao invés do zoom).

Para instalar você deve baixar o arquivo .deb no tópico dele no Maemo.org. Não é preciso ir até o terminal….basta abrir o arquivo que ele automaticamente abrirá o Gerenciador de Aplicativos e o instalará.

Convém ressaltar que as opções aparecerão na área de estado apenas quando a lente da câmera estiver aberta!