O Opera é um navegador, assim como o Firefox, Internet Explorer e Safari. Ele possui diversas versões, tanto para o computador quanto para aparelhos móveis. E para aparelhos móveis ele possui também duas versões: uma comum, como se fosse um navegador qualquer, e outra escrita em Java, chamada de mini.

A versão mini se caracteriza por ser muito útil para aqueles que possuem sérias restrições de navegação na internet por causa de banda ou mesmo de quantidade (por exemplo planos pré-pagos). Ele funciona da seguinte forma: você faz a requisição de um site, mas essa requisição passa por um servidor da Opera que faz a requisição real, formata a página para ser exibida no navegador, compacta o resultado, e devolve ao aparelho. Isso permite uma enorme economia de banda.

Este vídeo mostra a sua utilização no N900.

Claro que possui alguns inconvenientes, como por exemplo o fato de tudo que você faz passar por um servidor externo (e poder ter informações coletadas), e também o fato de que, justamente por passar por um servidor externo, se ele estiver fora do ar, não há navegação.

Você vai precisar de 3 coisas: o Java, o Microemulator e o próprio Opera Mini.

A instalação do Java não é muito simples, mas está explicada aqui, assim como a instalação do Microemulator.

Para o Opera só precisa baixar o arquivo, encontrado aqui (só precisa do arquivo .jar).

fonte: DailyMobile