Esse jogo, para quem gosta de jogos no estilo turnos, é um clássico! Para qualquer plataforma que você possa imaginar de equipamento, vai encontrar um clone dele….e é claro que existe uma versão completamente livre, chamada de FreeCiv.

E é claro que ele foi empacotado para o N900 também! Ainda não estão disponíveis em nenhum repositório, por isso é preciso baixar os pacotes do site, e instalá-los na mão:
1- freeciv-data_2.1.8-0maemo1.0.2_all
2- freeciv-server_2.1.8-0maemo1.0.1_armel
3- freeciv-client-sdl_2.1.8-0maemo1.0.1_armel

A ordem de instalação é a ordem na qual coloquei os arquivos acima. Para instalar, é necessário ir até o terminal, entrar no diretório onde foram baixados os arquivos, e digitar este comando para cada um deles, como root: dpkg -i <nome do arquivo>.

Uma dica: no GNU/Linux existe um auto-complete na linha de comando…você pode digitar as primeiras letras do arquivo, e dar um TAB. Se houver apenas um arquivo com aquele nome, ele já será completado….se houver mais de uma opção, ao pressionar o TAB serão exibidas as opções disponíveis.

A jogabilidade na telinha do N900 é terrível!! Sem conhecer o jogo e seus atalhos (para usar o teclado), praticamente não é possível jogar. Mas pelos menos os gráficos são interessantes.

Detalhe: é imprescindível colocar o jogo em tela cheia! Isso é feito através das opções dentro do próprio programa. Sem isso, muitas janelas não terão seus botões clicáveis. E jogar usando os dedos também é virtualmente impossível.


(clique nas imagens para vê-las maiores)

fonte: Maemo.org

Artigos relacionados: