O midia player do N900, na minha opinião, precisa comer um pouco mais de feijão! Criar listas de execução de músicas é um parto…..que no final das contas eu não consegui fazer.

Eu tinha originalmente dois “tipos” de música no cartão de memória: uma de músicas rápidas (e pesadas) para quando ando de bicicleta, e outro de músicas mais calmas para quando quero ouvir algo antes de dormir. Quem disse que consegui criar duas listas de músicas?

Ao selecionar uma música para tocar, imediatamente todas iam para a lista. Remover uma música? Não tem essa opção.

A solução que encontrei, inicialmente, foi apagar as músicas de uma das listas, deixando apenas as outras, e aí criá-la. Mas também não tive lá muito sucesso nisso….até que vi a dica no Maemo.org: criar um arquivo M3U, que o programa vai reconhecer. Esse tipo de arquivo é um texto, simples, apenas contendo o caminho dos arquivos musicais.

Uma forma simples de criar várias listas é separar as músicas em diretórios, entrar no aparelho via SSH ou utilizar o terminal, ir até o diretório onde estão as músicas, e executar isto aqui:

find . -name "*.mp3" > playlist.m3u

O que se está mandando o aparelho executar é o comando find. Ele é utilizado para encontrar arquivos, textos dentro de arquivos, e por aí vai. O ponto logo depois dele significa que deve procurar no diretório atual (e seus subdiretórios). O parâmetro -name informa que deve procurar pelo nome do arquivo, que vem logo depois (no caso, o “*.mp3”). O sinal de maior informa que a saída do comando deve ser enviada para o que estiver logo depois dele (no caso, um arquivo chamado playlist.m3u). Executar o comando sem enviar o resultado pra algum lugar fará com que seja exibido na tela.

E pronto! Ao abrir o tocador, a lista de execução estará lá, exibida com o nome do arquivo.

Artigos relacionados: