Hoje um dos mais famosos jogos eletrônicos completa 30 anos de vida. E o Google para comemorar colocou em sua página inicial uma versão dele, totalmente em HTML 5 em Javascript (segundo o MeioBit). Basta entrar no endereço http://www.google.com.br, esperar um pouquinho, e começar a jogar com as setas direcionais.

Aí pensei “será que ele vai rodar em algum navegador do N900”? E lá fui eu testar no navegador nativo (de agora em diante chamado de MicroB), Firefox, Chromium e Opera.

E então veio a surpresa: eu esperava que o joguinho fosse rodar, com certeza, no Chromium, e talvez no Firefox e no Opera. No MicroB não acreditava.

Bem….a tela é carregada em todos eles, como dá pra ver abaixo (pela ordem, MicroB, Chromium, Firefox e Opera):


No MicroB e no Firefox o jogo fica até com som. Mas no MicroB e no Opera os comandos não respondem! No Opera o problema é o cursor….ao usar as setas direcionais do teclado o cursor se move ao invés dos comandos irem para o jogo. Talvez exista alguma configuração para desabilitá-lo, mas não encontrei.

No MicroB nada acontece.

E no Chromium, que era justamente aquele que eu esperava que o jogo funcionasse 100%, apareceu esta tela assim que o jogo começou:

No único navegador que foi possível jogar foi no Firefox…mas com uma certa lentidão, que tornava o jogo um teste de paciência. O problema era o processamento, pois vi que a CPU estava a 100%.

Então podemos dizer que, em se tratando de HTML 5, o N900 ainda engatinha.
Como aparentemente ele é feito em Javascript, não podemos mais dizer que em matéria de HTML 5 o N900 engatinha….mas podemos dizer que não possui um suporte 100% à linguagem de script.