Hoje finalmente o mundo inteiro pôde atualizar seus aparelhos para o PR 1.2, tão aguardado por muitos.

As suas novidades já eram conhecidas há tempos. Algumas boas, outras nem tanto.

A primeira coisa a se notar é que mexeram bastante na questão do espaço ocupado no rootfs (a partição principal e nanica do aparelho, que costuma dar muita dor de cabeça). Era muito comum ficar com ela lotada, pois muitas informações sobre os repositórios ficavam armazenadas nela. Bem, após a atualização ela ficou com 75MB livres (ou cerca de 30% de sua capacidade). Após habilitar diversos repositórios o espaço ocupado não aumentou sequer 1 byte!

Outra alteração boa foi na atualização de programas. Antes era necessário atualizar programa por programa. Agora há um botão “atualize tudo”. Poderia ser melhor, permitindo selecionar quais atualizações fazer. Assim como também seria interessante na hora de instalar programas eu selecionar quais instalar e depois pressionar um único botão para que todos os selecionados fosse instalados…

Existe agora a auto-rotação para todos os programas, mas ela precisa ser habilitada….para cada um! E o programa é o responsável por se redesenhar para aparecer corretamente (é só ver o que aconteceu com a calculadora nas imagens ao lado). Pra habilitar é preciso pressionar Control+Shift+R quando o programa estiver rodando. E parece que a configuração não é guardada!! É…toda vez que quiser rotacionar vai ter que pressionar essas teclas! Isso não vale para todos os programas….provavelmente “apenas” os que não tem suporte nativa à rotação (quase todos, diga-se de passagem).

O teclado virtual também sofreu alterações. A parte onde aparece o texto está maior, e o teclado não é mais uma janela, mas sim um diálogo (a diferença é que pra fechá-lo basta pressionar qualquer parte acima dele). Caso você esteja usando um tema não oficial é bem capaz de ter um teclado totalmente liso e com algumas “teclas faltando” (como o shift e o backspace). Até que o tema que gosta seja atualizado, é bom voltar pro padrão do aparelho. Eu particularmente não gostei muito dele.

O teclado que acompanhava a primeira versão do aparelho, que vinha com o primeiro firmware, assim que ele foi lançado, era muito melhor. Não entendo o motivo de retrocederem em características….ao invés de colocar coisas novas, retiram velhas. Aquele teclado, para ser perfeito, só precisava trabalhar em modo retrato!

Voltando às boas notícias, parece que através do Skype é possível fazer vídeo-chamadas. Ainda não consegui testar.

O programa de fotografia ganhou algumas atualizações também, com novos tamanhos para as imagens e uma configuração padrão para fotos E vídeos noturnos. Podiam incluir também a possibilidade de fazer o foco automático tomando por base algum objeto clicado na tela.

De resto, o aparelho parece mais rápido, e vamos ver no decorrer dos dias como a bateria se comporta.