Uma das maiores reclamações sobre o N900 é, sem dúvida, a falta do teclado virtual em modo retrato. A desculpa inicial da Nokia é que o aparelho não é um celular, não foi desenhado para funcionar em modo retrato, e portanto ela não faz (e não tem intenção de fazer) o teclado.

Mas o mais irritante é que, ao que parece, isso seria extremamente simples de fazer! Nada que provavelmente meio-período de um programador médio não resolvesse a questão. Por que eu acho isso? Porque temos alguns programas que implementam o próprio teclado para que o aparelho possa ser usado na vertical! Exemplos: Opera, Sygic, VertSMS, e agora o Witter!

Qual é a dificuldade pra Nokia verificar se o aparelho está na horizontal ou na vertical e desenhar o teclado de acordo? Para que toda aplicação tenha o mesmo layout, e o usuário não tenha que ficar caçando as teclas em cada teclado.

Eu acredito que é capaz que, em breve, alguém faça um teclado para substituir o atual, já que é possível trocar o teclado.

Mas esse tipo de coisa serve para mostrar o porque da Nokia estar cada vez mais perdendo clientes, e também a mão.

Edição: e nem demorou muito a aparecer o teclado da comunidade! E novamente com colaboração do Frals, que é o cara responsável por trazer o MMS ao N900! Ainda está bem cru, e assim como foi com o fMMS no começo…é muito mais uma prova de conceito para demonstrar que é possível.

fonte: The MeeGo Blog