Há 2 dias comentei sobre o Opera Mini 5, e hoje a Opera lança, em versão ainda alpha (ou seja, teoricamente bem cru ainda) o Opera 10 para Maemo (também disponível para o N800/N810).



O navegador ainda tem alguns problemas, como por exemplo não exibir Flash, ao rotacionar o aparelho, quando em tela cheia, ele bagunça um pouco a imagem, há problema no gerenciamento de energia (se abrir uma página com muitas animações e deixar o Opera rodando, mesmo que em segundo plano, em pouco tempo a bateria pede socorro).

Mas considerando que é uma versão alpha, já serve pra mostrar pra Nokia como é que se faz um teclado virtual que funciona tanto em modo retrato quanto em modo paisagem. Não dá pra dizer que ele é bom, pois as teclas são pequenas, e errar a letra é bem fácil….mas nada que aumentando o seu tamanho não seja resolvido.

E as opções de navegadores para o N900 só aumentam: além do nativo, temos o Chromium, Firefox, Opera Mini e Opera.

Para instalar basta ir ao site da Opera. Ao clicar no link um novo repositório será cadastrado no aparelho. Depois de feito o download, pode desabilitá-lo (ou até apagá-lo, se quiser).

fonte: Nokia N900 Applications