Antes uma ressalva: o texto não trata de películas específicas e não serve para indicar uma ou outra, até porque não fala de marcas. Este texto é apenas para mostrar possíveis problemas que elas podem provocar.
A tela do N900 é grande, portanto muito suscetível a sujeira, riscos e arranhões. Mas colocar uma película protetora pode trazer mais problemas que soluções. Eu particularmente não uso película alguma. Apenas tomo cuidados básicos com o aparelho, como não o deixar cair, sempre manter a tela para cima (evitando contato com a mesa, por exemplo), e mantenho o aparelho sozinho no bolso (chaves e moedas são as maiores causas de acidentes).
A qualidade da película deve ser levada em muita consideração, pois se ela for do tipo que usa alguma cola para aderir à tela, na hora de retirá-la o resultado pode ser catastrófico.
Há mais dois pontos extremamente importantes que devem ser considerados: a espessura da película e os orifícios.
A espessura irá influenciar diretamente o uso do aparelho, visto que se ela for muita grossa você terá que fazer mais força na tela do aparelho. Vamos lembrar que ele usa uma tela resistiva, o que significa que só responde à pressão. Quem usa a canetinha sabe que basta encostá-la para que o N900 responda ao toque….mas com uma película grossa pode ser necessário pressioná-la mesmo. E se a pessoa não tiver bom senso, pode acabar riscando a tela do mesmo jeito.
Os orifícios podem parecer num primeiro momento algo meio idiota para se pensar. O único que importa seria o que fica na saída do falante que se coloca no ouvido. Porém o N900 conta com 2 sensores na sua superfície, além da câmera secundária.
A qualidade da câmera já não é lá essas coisas (até porque ela é apenas VGA, então querer exibir algo 640×480 numa tela que é 800×600 obviamente provocará distorções e granulações), mas colocar algo na frente dela pode só piorar as coisas.
Mas o pior pode acontecer em relação ao sensores. Um dos sensores é de luminosidade, que controla o brilho da tela. Se colocar uma película muito escura, o sensor pensará que está num ambiente de pouca iluminação e deixará o brilho baixo….resultado: dificuldade em enxergar o que está na tela!
Esse sensor é mais poderoso do que se pode imaginar. Basta lembrar do aplicativo que o usa para medir a luminosidade do ambiente. Portanto qualquer coisa na frente dele interfere na leitura.
O outro sensor é o de proximidade, responsável por desligar a tela quando o telefone é colocado próximo ao rosto para se falar nele….afinal de contas ninguém quer apertar botões na tela com a bochecha enquanto conversa com alguém, não é mesmo? E acho que seria meio difícil conseguir apertar botões com a língua (através da bochecha…não sejamos anti-higiênicos) ao mesmo tempo que fala.
Colocar uma película muito escura ou muito grossa pode fazer esse sensor deixar de funcionar corretamente, e achar que o aparelho está permanentemente colado ao rosto, portanto deixando a tela sempre desligada.
A luz de notificação pode também sofrer um pouco, caso o usuário goste de ver a situação do aparelho através dela, se a película não deixar luz suficiente passar. Mas neste caso não haveria mal-funcionamento algum.
Nestes tópicos do fórum podem ser encontradas informações sobre películas específicas.