Como comentei aqui, estou fazendo um joguinho pro N900.

Fiz uma melhoria no desenho do tabuleiro para aumentar a sensação de profundidade. Antes cada camada tinha um tamanho fixo, mas agora elas ficam maiores conforme vão ficando mais próximas do jogador. A princípio isso pode parecer algo fácil de fazer, mas não é tão simples pois essa perspectiva também afeta o desenho dos blocos.

No texto anterior tinha comentado que achava que seria complicado fazer as peças se encaixarem no fundo, como devem, obedecendo a perspectiva e também o formato dos blocos. Isso já está feito. E no meio do processo também me lembrei de um detalhe que tinha passado em branco: ao mover a peça (direita/esquerda/cima/baixo) é necessário verificar se, na nova posição, ela não colide com algum bloco já fixo, assim como ao rotacioná-la ela também caberá.

O controle que move os blocos (o da direita na imagem acima) acredito que tenha ficado bom e funcional. Talvez um pouco pequeno….

Já o controle para rotacionar os blocos está um pouco distante do que imaginei! A minha intenção era fazer um controle que se comportasse da seguinte forma:
– ao deslizar o dedo, em linha reta, a peça seria rotacionada nesse sentido
– deslizar o dedo num movimento circular faria a peça rodar num ângulo de 90 graus no sentido horário ou anti-horário (dependendo da direção na qual o dedo se moveu)

No emulador a coisa funcionou direitinho, mas no aparelho……aí também notei que não é necessário fazer o movimento, mas apenas pressionar o controle no local correto. Só que isso traz outro problema: num jogo em que as peças já estejam caindo muito rápido, um toque no local errado provocará a perda do jogo, pois pode não haver tempo de corrigir o movimento. Talvez se conseguir identificar a pressão com a qual a tela foi tocada…..

Além, claro, da própria imagem que está terrível! 🙂

O desenho dos blocos ainda não está perfeito, principalmente os blocos já fixos ainda estão com problemas.

Mas pelo menos a coisa toda está andando!