Eu já tinha falado sobre como criar novos perfis no aparelho, e como fazer para que eles sejam trocados de forma um pouco automática. O “pouco” é pelo fato de apenas poder trocar marcando horários para isso.

Mas agora há um programa que permite trocas de perfis muito mais sofisticados (até mais do que os programas semelhantes que eu tinha no Symbian). Ele se chama, como é de se esperar, N9Profile, e está no repositório extras-devel.


O funcionamento do programa é igual ao do Tweakr: ele altera o perfil “general” do aparelho e o deixa com as configurações definidas no próprio programa. Isso é obrigatório já que por “construção” o N900 só possui dois perfis.

Mas para alternar entre um perfil e outro há muitas opções! Você pode configurar levando em consideração a torre de telefonia em que está (por exemplo, sempre que estiver na torre perto do seu trabalho fica o perfil “escritório”), por rede conectada (pode ter um perfil para quando está conectado à sua rede de casa), por tempo, e um que eu achei muito interessante: baseado em palavras-chaves nos eventos que estão na sua agenda!!!

Você configura o programa para sempre que aparecer a palavra “cinema” na sua agenda particular (vamos lembrar que você pode ter infinitas agendas no N900), o perfil seja alterado para silencioso automaticamente. Ao terminar o evento, o perfil volta ao anterior.

Também é possível alterar o perfil dependendo de qual número está ligando pra você. Provavelmente neste caso teremos os mesmos problemas que ocorrem com o Custom Ringtones (demora pro aparelho começar a tocar, além de provavelmente poder não ocorrer a troca do toque de chamada).