Estranho o título do texto, não? Mas faz todo o sentido.

Para 90% dos usuários de aparelhos celulares, ele deve ser bonito. Mas não bonito apenas estruturalmente, mas também na tela e nos seus programas. A esmagadora maioria dos usuários não está interessada em poder de processamento, apenas em velocidade de resposta. Não se importa com um programa que nada faça, contanto que seja bonito.

E na minha opinião é isso que falta para o Maemo (e provavelmente faltará para o MeeGo).

Existem programas muito bons para o N900, mas feios. Você olha o programa e ele não te chama a atenção! Você o usa porque precisa dele. E isso faz uma grande diferença para muitos usuários!

Veja o exemplo do TweeGo. Mesmo em suas versões alpha ele já chamava muito a atenção! Não pelo seu funcionamento (o Witter fazia, e ainda faz, mais coisas que ele), mas porque é bonito, é agradável, é prazeroso usá-lo.

O próprio aparelho fica muito mais bonito ao instalar um tema mais agradável que o original, com efeitos de transição e ícones novos.

A comunidade de código aberto é extremamente competente, e muitas vezes faz coisas que nem se espera dela. Mas peca na usabilidade e na apresentação. O pySafe na sua primeira versão era horrível. Hoje em dia é apenas feio.

O pessoal do TweeGo, até onde entendi, tem uma pessoa responsável pela parte visual do programa. Não é todo mundo que pode contar com uma ajuda assim.

Se você acha que não tem como colaborar com um programa por não saber nada de programação, pense que talvez possa ajudar criando um ícone, dando uma ideia para melhorar a usabilidade, fazendo uma imagem para um botão, ou um desenho para uma tela de fundo, até mesmo criando um esboço de tela!

O exemplo mais claro e nítido de que uma tela bonita é muito mais interessante é o fato de um programa gráfico ser muito mais usado do que o correspondente (e muitas vezes absurdamente mais potente) na linha de comando.