As lojas de aplicativos trouxeram uma grande facilidade para os usuários, e uma mina de ouro para os desenvolvedores. Já teve muita gente ganhando bastante dinheiro com eles. Obviamente com o tempo a receita vai caindo, pois a concorrência vai aumentando.

O problema das lojas é que normalmente os programas que estão nelas são fechados. Você não tem acesso ao código-fonte deles. Mas pra que isso importa para a maioria dos usuários, que sequer saberia como abrir o código? E muito menos ver o que está fazendo??

Para essa maioria, nada! Mas para uma minoria que se preocupa com segurança importa muito.

Há algum tempo o Google usou uma característica presente no Android que lhe permite apagar programas instalados no equipamento remotamente. Sim, você leu certo!! Ao pressionar um botão o Google pode apagar um programa que está instalado no SEU aparelho. Assim como a Amazon pode apagar um livro que está no seu Kindle.

Mas por que isso? Porque não se tem como saber tudo o que um programa de código fechado faz. Simples assim.

Foi descoberta na loja do Android um aplicativo que pegava as informações pessoais do usuário (IMEI, telefone, lista de contatos, etc.) e enviava para um servidor qualquer na internet. Ele estava disfarçado de protetor de tela.

E hoje surgiu a bomba de que um aplicativo da AppStore (a loja da Apple), também rouba informações do usuário.

Eu já escrevi sobre o que penso das lojas online.

Um exemplo de preocupação veio de um usuário do pySafe, pouco antes que eu publicasse o código-fonte, questionando onde ele (o código) estaria, pois ele queria ter certeza que suas informações pessoais não seriam roubadas.

Como garantir isso numa aplicação fechada? Confiar numa empresa é possível (até porque do contrário ficaremos malucos), mas e num cara que faz o programa num final de semana sentado na cama enquanto assiste televisão?

Deixar essa confiança nas mãos de quem cuida das lojas é inviável. Assim como o usuário, eles também não tem acesso ao código-fonte.

Esse é um problema para o qual dificilmente teremos uma solução. E uma nova frente se abrirá para as empresas que ganham dinheiro às custas de criminosos e usuários desatenciosos….leia-se empresas que fazem antivirus.