Há vários problemas com a Ovi Store. O primeiro e mais crítico é a própria usabilidade do site. Você quer fazer o download de um programa, então visita o site do seu computador. Inicia a sessão na loja, localiza o programa, e tem um botão ali do lado para “enviar para o seu celular”. Maravilha!! Clica nele, aparece uma tela confirmando o seu número e logo depois vem um SMS.

Aí você vai pensar que é um link para o download, certo? Errado. É o link para a página do programa. Você vai até lá, no seu celular, e clica no botão “download”. Ôpa, ainda não! Você precisa se autenticar primeiro. Digita usuário, senha, e ao invés de ir direto pro download você volta pra página anterior onde tem que clicar DE NOVO no botão.

Agora vamos a algumas perguntas: porque me autenticar para baixar um programa gratuito? Não seria muito mais simples baixá-lo direto? Se eu quisesse um histórico do que baixei, aí me autenticava.

Se eu mandei o link pro celular, e já estava autenticado no computador, porque autenticar de novo? O próprio link já não poderia ter alguma informação me identificando, para que não precisasse fazer tudo de novo no celular (ei…sou programador….isso se faz com uma mão nas costas)?

E por enquanto estamos apenas na usabilidade (ou falta de, no caso). Mas que já responde por uns 60% a 70% do insucesso dela (a facilidade de uso de algo é proporcional à chance de que alguém volte a usar).

O conteúdo…..ahhhh o conteúdo. Ou melhor, a falta de conteúdo!! Enquanto os usuários de N900 americanos, europeus, e porque não asiáticos esperam pelo nível 4 do Angry Birds, nós da Terra Brasilis não temos sequer um aparelho com o idioma nativo de fábrica, o que dizer de conteúdo pago!

Parece que a Nokia desconhece o fato das pessoas terem cartão de crédito internacional, ou talvez nunca tenha ouvido falar em Paypal. Globalização deve ser uma palavra extra-terrestre pra eles.

Mas outro motivo de insucesso da loja é o tipo de programas que lá se encontram. Um texto do Maemo.org foi muito feliz nisso. A Ovi não aceita programas escritos em Python, e não há um motivo claro para isso.

Fizeram um levantamento e perceberam que 1/3 de todas as aplicações estáveis (que estão no repositório extras) são feitas em Python. O mais interessante é que o PyMaemo, uma biblioteca que permite acesso a coisas específicas do Maemo pelo Python é da própria Nokia! Assim como o PySide, que é uma biblioteca Qt para Python (a outra é a PyQt).

Novamente o que parece é que as áreas da empresa não conversam entre si.

O que o conselho do Maemo.org quer é que a Nokia explique porque não é possível colocar programas em Python na Ovi Store, e talvez trabalhar junto para que os possíveis problemas possam ser resolvidos.

Do contrário a Ovi Store continuará sendo o que é hoje: praticamente um nada.