Há algum tempinho apareceu na Ovi Store o Instinctiv, que era apenas um substituto ao Mídia Player padrão do aparelho.

Eu não dei muita atenção pois, mesmo não sendo muito prático, o programa nativo cumpria sua função. Mas agora o programa conta com um recurso que o deixa interessantíssimo, e que certamente já deu pra perceber pelo título ali em cima.

Antes a carinha dele.

A primeira coisa a notar é que ele funciona APENAS no modo retrato! Pois é….mesmo que você abra o teclado, ele continuará “em pé”! A forma de adicionar listas de execução é simples: pressione a opção na tela, acesse o menu e escolha nova lista, selecione a lista, vá no menu de novo e adicione as músicas que quer.

Agora a parte que deixa o programa extremamente interessante. Ao pressionar a opção identificar, esta sequência acontecerá:

É preciso uma conexão ativa com a internet para a identificação funcionar! O programa não abrirá essa conexão por si, pelo menos nesta versão que instalei. Fiz inicialmente 3 testes, com 3 músicas: Born to be Wild (numa versão cantada pelo Ozzy Osbourne e pela Miss Piggy…sim, aquela dos Muppets), Anti-pop (do Primus) e Creeping Death (uma música do Metallica tocada pelo Apocalyptica, que é um grupo composto de 4 violoncelistas). A música do Ozzy não foi reconhecida, mas as outras duas mostraram estes resultados:

Eu tentei outras músicas mais “complicadas”, como a Learning to Fly, do Pink Floyd, na versão ao vivo do disco Pulse, que foi reconhecida. Mas tentei duas músicas cover do Dream Theater: The Thing That Should Not Be (original do Metallica) e Tears (original do Rush). Não foram reconhecidas.

A impressão que tive é que o programa funciona bem para músicas e grupos mais conhecidos. Mas isso também é questão deles alimentarem o banco de dados. E também temos que considerar que a versão do programa que faz o reconhecimento ainda é beta! A versão que está na Ovi Store não faz isso.

Para instalá-lo é preciso baixar o arquivo .deb. A versão mais recente até a publicação deste texto está aqui. Mas convém acompanhar as mensagens sobre ele no T.M.O. para ver se não há uma versão mais nova.

fonte: T.M.O.