No primeiro texto sobre o jogo eu falei que um bom projeto sempre começa com a documentação. O motivo disso é simples: é através da documentação que você percebe diversos detalhes e, muitas vezes, evita armadilhas.

A armadilha do momento é: como fixar as peças no tabuleiro? Pode parecer simples, mas há duas situações. A primeira é quando a peça está acima de qualquer outra. Aí é fácil, pois basta ela ir “descendo” até que não possa mais. Isso estava funcionando perfeitamente.

Até o momento em que tentei fazer uma coisa: ir descendo com uma peça até ser possível encaixá-la no vão deixado entre outras duas. Isso não funciona! Pelo menos não com a lógica que estava usando. E para descobrir a lógica correta? Algumas horas quebrando a cabeça….

Como se pode ver nas figuras acima a interface progrediu um pouco. E comparando com uma imagem anterior dá pra ver que um dos controles sumiu!!

Pois é…..caiu a ficha de que não são necessários dois controles! Apenas um já resolve meu problema. Pressionando qualquer uma das setas a peça se move no sentido dela (cima, baixo, direita, esquerda). Pressionando o círculo no centro a peça “desce” um nível ou, se pressionando por um tempo mais prolongado, ela é fixada.

Para rodar a peça no sentido horário ou anti-horário basta pressionar uma das setas e mover o dedo em direção a outra! Por exemplo, para rodar uma peça no sentido horário, basta pressionar a seta para cima e deslizar o dedo para a seta para a direita. Para o sentido anti-horário, basta ir no sentido oposto: da seta pra cima para a seta para a esquerda.

E para rotacionar a peça no próprio eixo (ou girá-la), basta fazer o mesmo processo, porém usando as setas opostas. Se eu quero girar uma peça “para cima”, basta pressionar a seta para baixo e deslizar o dedo até a seta para cima.

Um controle simples, e funcional. E ainda permite que tanto destros quanto canhotos joguem sem problemas, já que basta apenas mudar o lado dele.

Já há também o placar, e mais dois botões ali embaixo: um para o som (que por enquanto está desativado pois, claro, não há som), e outro para pausar o jogo. Tocar o “tabuleiro” também o pausa.

A tela como um todo ainda está bem pobre. Mas a minha prioridade é deixar o jogo jogável, e sem bugs. Só depois melhorar a aparência.