Uma mensagem emblemática apareceu no controle de versão de um dos componentes do Maemo:

This is the end, there won’t be any more “upstream” development.
hildon-desktop and friends are truely free now, do whatever you want with them.

Traduzindo:

Este é o fim, não haverá mais desenvolvimento “upstream”.
hildon-desktop e amigos são realmente livres agora, faça o que quiser com eles.

O hildon-desktop é o responsável por toda a cara do N900 (telas, botões e afins). Procurei algumas informações sobre o autor dessa última atualização no pacote, Adam Endrodi, mas não encontrei muita coisa concreta.

Infelizmente não dá para saber o que exatamente aconteceu/está acontecendo, mas há algumas opções:
– não haverão mais atualizações nesse pacote (e consequentemente em vários outros do Maemo), de forma oficial
– o mantenedor do pacote o abandonou (seja lá por qual motivo) e abandonado o pacote ficará até que alguém resolva se tornar o novo mantenedor. Isso é algo não muito incomum no mundo do software livre, e é algo até que saudável (novas pessoas, novas ideias, novos horizontes).

Isso pode ser desde uma decisão pessoal de alguém até o sinal de que mais uma pá de cal no Maemo foi colocada pela Nokia.

Que isso acontecerá/aconteceria cedo ou tarde é mais do que óbvio. Todo aparelho, depois de um tempo, se torna obsoleto. A maior discussão no T.M.O. neste momento não é quando a Nokia deixará o Maemo, mas sim como.

Grande parte do sistema é código livre, aberto, disponível. Mas há algumas coisas que não! Que possuem o código fechado. O problema é: quando a Nokia abandonar de vez o Maemo, o que acontecerá com esse código? Sem os fontes, ninguém pode dar manutenção.

Eu só gostaria que todos pensassem que o N900 é uma coisa, o Maemo é outra. É como comprar um computador: você decide o sistema operacional que vai instalar nele. Por enquanto, no N900 só é possível usar 100% um (o Maemo), mas em breve acredito que será possível usar o Android, e mais pra frente o MeeGo. Por isso que a frase mais acima, sobre os aparelhos se tornarem obsoletos, está em itálico. Eu não acredito que o N900 vá se tornar obsoleto tão cedo….mas para isso, novamente, é preciso saber separar software de hardware.