Para ver o sistema em funcionamento basta ver o vídeo publicado aqui.

Eu instalei a nova imagem no cartão de memória e fiz o boot pelo novo kernel (num primeiro momento tinha esquecido dessa parte, e tentei com o kernel antigo….claro que não funcionou).

A minha primeira impressão foi de que o sistema ficou um pouco mais rápido, retiraram diversos ícones que apareciam na primeira versão, mas muitos deles continuam não funcionando (nada fazem ou apenas apresentam uma tela em branco), como o navegador (Fennec), os demos do Qt e até o terminal.

O wi-fi continua funcionando….encontrou todas as redes da redondeza onde estou. Mas justamente quando tentei cadastrar uma rede encontrei um problema: eu pressionava a linha onde estava a rede, e ele reconhecia a linha de baixo….pressionava de forma mais forte, e ele rolava a tela (dava um scroll). Acabei desistindo. Mas me pareceu mais um problema do componente de tela que apresenta uma lista de opções do que realmente um problema com o reconhecimento do toque, pois na tela principal o toque era muito bem reconhecido.

Como dá pra ver no vídeo na parte de baixo da tela fica uma faixa com um símbolo no meio…ele é o equivalente ao botão do canto superior esquerdo: pressionando uma vez, se há aplicações abertas, mostra o gerenciador de tarefas, do contrário mostra o menu de aplicações direto.

Achei interessante a janela de desbloqueio do aparelho: fica a imagem dos dois “bonecos” na tela, e no canto superior direito um cadeado. Não entendi bem como deveria fazer….pensei que seria apenas pressionar o cadeado, mas ao fazer isso nada aconteceu. Aí notei que ao pressioná-lo a imagem mais abaixo (com os dois “bonecos”) era ressaltada. Simples: mova o cadeado até a imagem, e aparelho desbloqueado.

Apesar de ter notado nas mensagem de boot que há um módulo BME (Battery Management Entity) sendo carregado, não há nada ainda relativo ao consumo de energia, que é facilmente percebido pela temperatura que o aparelho atinge após alguns minutos (não chega a ficar quente, mas nota-se que o processador está em carga máxima). E, claro, pelo consumo da bateria ao voltar pro Maemo.

Ainda vale apenas pela curiosidade….