A notícia já não é tão nova assim, mas resolvi dar uma testada nessa nova versão da raposa para Maemo. A primeira aventura foi instalar o programa.

Teoricamente bastaria ir no endereço http://www.mozilla.com/en-US/m/alpha e clicar no botão “download”. Acontece que esse botão é para download dos famosos arquivos .install, que trazem as informações necessárias para instalar um novo repositório e fazer o download do arquivo de lá. Só que fizeram o serviço pela metade: o arquivo instala um repositório que não existe (está com a URL errada), e mesmo que você corrija o endereço não vai adiantar, pois aquilo não é um repositório. É apenas um endereço para baixar o arquivo .deb.

Portanto se quer instalar o programa abra o endereço http://moff.mozilla.com/latest-alpha/maemo5-gtk/en-US/ diretamente no seu N900, e mande baixar e instalar o arquivo .deb.

A carinha dele está igual à versão anterior, como dá pra ver nestas imagens:

Ele me pareceu um pouco lento na resposta aos comandos, compreensível por se tratar de uma versão alpha. A renderização em alguns momentos fica lenta, principalmente com páginas longas (como a do blog), e algumas coisas falham, como aqui mesmo no blog ao clicar numa imagem. Ela não é exibida “aumentada”, aparecendo apenas um quadro com o fundo escurecido. O problema da renderização acontece com o navegador nativo também, mas o problema das imagens não.

E claro que não podia faltar o teste ao suporte de HTML5. Esse é o resultado:

Os resultados anteriores podem ser vistos aqui. É a melhor pontuação que vi até agora em aparelhos móveis.

Se o problema da demora na resposta aos comandos for resolvido, essa versão do Fennec está a meio caminho de se tornar melhor que o, até agora imbatível, navegador nativo.