Duas dicas úteis. Primeiro o Extend Contacts Search.

A busca de contatos no aparelho é feita apenas pelo nome, inicialmente. Instalando esse programinha a busca passa a ser feita por apelidos, telefones, emails e nome de usuário de mensagens instantâneas.

Na verdade ele não é um programa, mas um plugin que fica acoplado ao programa de Contatos. Não é necessário nada para ativá-lo nem para usá-lo….exceto instalá-lo, claro.

Já o Desktop Activity Manager ajuda a resolver um problema muito citado no fórum: a perda das configurações dos desktops (sumiço de atalhos, widgets, contatos e afins das telas).

Na verdade ele é mais poderoso que isso: permite criar perfis de uso diferentes, onde cada perfil possui suas configurações de telas. Para alternar entre uma e outra basta ir ali no menu de controle, selecionar o programa, e configurá-lo/selecionar o perfil desejado.

Você pode por exemplo ter um perfil “trabalho” onde na sua tela está sua agenda, e algumas notas, como pode ter um perfil “lazer”, tendo atalhos para alguns joguinhos, e alternando entre eles automaticamente através do Alarmed (já que o Desktop Activity Manager também pode ser usado via linha de comando).

Para usá-lo no terminal, basta dar uma lida na ajuda do programa. Vá no terminal, e como usuário comum (não faça nada como root neste caso), digite isso:

activity help

Ambos os programas estão no repositório extras.