Todos que conhecem um pouco de GNU/Linux já ouviram falar do cron. Mesmo os que só usam Windows, conhecem um “clone” dele: o agendador de tarefas (ou sei lá qual é o nome que ele tem hoje em dia).

Observação: hoje em dia nem todos os sistemas rodam exatamente o cron…existem variantes dele. Mas todos compartilham da mesma ideia.

É um utilitário que fica rodando em segundo plano, e você pode cadastrar nele tarefas a serem executadas. Por exemplo, você pode programar para que, semanalmente, o próprio computador faça o backup de alguns arquivos para determinado lugar. Basta criar um script, e adicionar a entrada ao cron.

A parte triste é que o N900 não tem o cron. A parte boa é que ele possui um equivalente: o alarm. Não há uma interface nem forma fácil de ver o que efetivamente está cadastrado nele, mas você pode dar uma olhada no arquivo “/var/cache/alarmd/alarm_queue.ini”. Se olhar com um pouco de atenção irá perceber que seus alarmes estão lá, e também coisas relativas ao sistema, como a atualização automática que acontece uma vez por dia.

Para dar uma mãozinha foi criado o Alarmed, que permite, graficamente, incluir tarefas no sistema. Essas tarefas são, via de regra, execuções de programas. Por exemplo, você pode programar para que de 30 em 30 minutos o Erminig faça a sincronização dos seus calendários (e deixando o aparelho configurado para se conectar a internet automaticamente e tendo o AutoDisconnect instalado nem precisa se preocupar com acabar com a bateria numa conexão desnecessária).


O programa é integrado ao Tweakr inclusive, permitindo selecionar perfis cadastrados nele.

Edição: os passos abaixos não são mais necessários, visto que o autor já corrigiu os arquivos e a nova versão do programa está correta.

Mas eu só consegui fazer o programa funcionar corretamente para algumas coisas depois que fiz uma alteração em alguns arquivos instalados por ele, que são os responsáveis por trocar de perfil, zerar o contador de dados, e por aí vai. A alteração é simples.

Como root, vá para o diretório /opt/alarmed, e usando um editor de arquivos, abra cada um dos arquivos com extensão .sh, que por enquanto são 4 (gprsdataresetter.sh, onlineswitcher.sh, profileswitcher.sh, tweakrprofileswitcher.sh), e altere a primeira linha de todos eles. Deve estar assim:

#!/bin/bash

, e deve ficar assim:

#!/bin/ash

Ou seja, é só remover o “b”! Pelo menos comigo passou a funcionar corretamente.

O programa está no repositório extras-devel.

P.S.: existe um porte do fcron para o N900. Precisa ser instalado “por fora“.