Foi publicado num blog um texto onde o autor enumera 35 (ou mais) coisas que ele gostaria de ver implementadas no próximo firmware do aparelho. Algumas coisas eu concordo, outras eu discordo, e mais algumas já é sabido que estarão presentes (talvez não no próximo firmware, mas em algum momento com certeza).

Vou comentar apenas alguns pontos, já que falar de todos deixaria o texto enorme.

Confusão de visão de menu/tarefas/desktop: a reclamação é que o botão de menu (aquele do canto superior esquerdo) tem sua função relativa ao fato de haverem aplicações rodando ou não. Se não há aplicações, é exibido o menu ou o desktop. Se há aplicações, é exibido o gerenciador de tarefas. O autor diz que voltar para o desktop é a confusão aqui….pois para fazer isso você deve clicar em alguma área livre da tela (sem ícone algum).

Eu já acho isso natural à partir do momento que você sabe que para fechar qualquer aviso, janela popup, ou algo que está se sobrepondo à tela basta pressionar qualquer lugar FORA dessa janela. Acho que isso é tão natural quanto ter um botão “fechar”.

Ele propõe criar um novo ícone, deixando dois: um para o gerenciador de tarefas, e outro para o menu. Na minha opinião, isso é questão de gosto pessoal e de costume. Eu acredito que está ótimo do jeito que está. Outra sugestão é o uso de “gestos”…isso pode ser interessante. Ou talvez um pressão mais demorada no botão sempre levar para o gerenciador…. (na verdade isso já acontece: pressionar e manter por um tempo o botão leva diretamente para o desktop, como pode ser visto nos atalhos e gestos)

Mais facilidade para fazer ligações: o autor reclama que, apesar de existirem diversas formas de fazer uma chamada, nenhuma é “simples” e rápida como pressionar um “botão verde” para ativar o modo telefone. Bem….eu coloquei no meu desktop um ícone que ativa a aplicação do telefone….então o botão está ali na prática!

Outra solução apontada seria trocar a função do “toque duplo” no botão liga/desliga. Hoje ele trava o aparelho…mas para que se já existe um botão especificamente para isso? (essa pergunta foi feita pelo autor, e eu concordo 100%). Mas também acredito que isso seja caso de alterar algum arquivo de configuração oculto no aparelho, e não coisa do firmware.

Pressionar mais tempo a tecla para obter os símbolos: para obter símbolos no teclado físico, é necessário pressionar a tecla com a seta azul. Poderia ser mais simples apenas pressionando por mais tempo a tecla correspondente ao símbolo. Isso já é feito no N97, no novo firmware (creio eu).

Mas também li algo a respeito, infelizmente não lembro onde nem quando, que isso já está em desenvolvimento.

Barra de rolagem: esse é um problema sério!! Em algumas telas, nas quais existe a rolagem (como o menu secundário, por exemplo), se você tiver muitas opções pode ser chato ter que ir fazendo o scroll com o dedo até chegar onde quer….por mais que o kinetic scrolling funcione legal. Seria muito mais interessante ter a possibilidade de clicar na barra (que aparece por alguns segundos) e usá-la para rolar mais rápido a tela, ou então para fazê-la ir mais rapidamente para o meio ou o fim.

Aplicativo de brilho da tela ser padrão: existe um aplicativo, Simple Brightness Applet, que comentei aqui, que faz isso. Além do que, o sensor de luminosidade já faz a tela brilhar mais ou menos conforme a necessidade. Eu não vejo porque incluir esse aplicativo (ou outro semelhante) no firmware.

Reorganizar o menu: neste ponto eu concordo 200%!! O menu de aplicativos do N900 foi pessimamente implementado! Deveria ser possível criar grupos de aplicativos e movê-los entre o menu principal e o secundário.

Alguns podem dizer que se pode colocar atalhos pros programas em algum(ns) desktop(s)…..bem, eu já tenho mais programas que espaço nos desktops (não que tenha instalado muitos, mas vamos lembrar que o aparelho já conta com vários)!!

Eu acredito que o principal, para o próximo firmware, seja solucionar a questão da pouca duração da bateria.

fonte: My Nokia Blog, via Maemo.org