Todos os que já tiveram algum contato com um ambiente gráfico no GNU/Linux deve ter notado que as aplicações são ordenadas por gênero assim que são instaladas, sem o usuário ter que fazer nada. Isto é, se você instalou o Firefox, sabe que ele estará no item “internet”….se instalou um leitor de PDF, sabe que estará em “escritório”….um jogo? No item “jogos”, claro!

Então por que o N900, que usa a mesma infraestrutura, faz aquela bagunça toda colocando alguns ícones no menu, e TODO O RESTO no item “more“? É uma pergunta pra qual eu não tenho a resposta….mas tenho a solução!

É só instalar o MyMenu. Infelizmente ele não está disponível (ainda) nos repositórios. É necessário baixar o arquivo .deb, e fazer a instalação na mão (via dpkg).

O menu ficará assim:

Pode ser que sejam necessários mais toques para chegar a algum item (como as fotos, que ficavam no primeiro menu, e agora estão dentro de gráficos), mas eu particularmente prefiro assim e ter um menu organizado do que a bagunça que era antes.

Não vou colocar o link do arquivo porque ele pode mudar ou o programa ser atualizado, então o link pode apontar para algo desatualizado. Mas basta ir ao tópico….a mensagem mais recente, no momento em que escrevo este texto, contendo o endereço é esta.

fonte: Maemo.org

Artigos relacionados: