Falei sobre um programa para envio de MMS aqui, e de como não consegui fazê-lo funcionar.

O problema era realmente a conexão à internet utilizada para envio e recebimento de MMS, que não é uma conexão padrão. E não era possível incluir uma nova conexão GPRS por meios normais no N900. Aí alguém teve a brilhante ideia de fazer um programa para a inclusão de uma nova conexão! Ele se chama fAPN e está lá no extras-devel.

A utilização dele não poderia ser mais simples: abrí-lo, dizer qual é o nome da conexão e clicar num botão. Para configurar a conexão basta ir nas configurações padrão do aparelho, lá onde se configuram as conexões à internet mesmo.

Ali é necessário configurar direitinho, segundo os dados da sua operadora. Depois basta abrir o fMMS, fazer a configuração dele, e testar!! Dessa vez eu consegui enviar um MMS pro meu próprio número!!!!

A coisa ainda é meio tosca, e acredito que sirva apenas como prova de conceito, já que o envio/recepção de MMS deve vir nativamente no próximo firmware.

Para ver os MMS recebidos, é necessário fechar o programa e abri-lo de novo. Sem contar que a conexão com a internet (a que foi configurada especificamente para MMS), deve ser iniciada manualmente.

De qualquer forma, isso demonstra que é perfeitamente possível, e como já disse antes, a Nokia só não fez porque não quis.

Depois desse teste, eu removi os programas, mas principalmente, removi a conexão criada! Vai que o aparelho resolve se conectar à internet usando ela, e a forma de cobrança dos dados por ali é diferente??

Artigos relacionados: