Um programa que eu usava bastante no N95 era o SpeedCam. O objetivo dele era simples: à partir da utilização do GPS, ele verificava se você estava perto de um radar, e avisava com um sinal sonoro caso estivesse acima da velocidade permitida.

Útil quando você às vezes esquece da velocidade em que está!

Há um equivalente para o N900: o Roadrunner (no repositório extras-devel).

A tela não poderia ser mais simples.

Ele não funciona 100%, pois não leva em consideração você estar na rota do radar. Se por exemplo você estiver dirigindo por uma rua, e o radar estiver na rua paralela, ele vai avisar. Assim como também avisa a uma distância fixa, ao invés de fazer um cálculo levando em consideração a tua velocidade (para que ele sempre avisasse faltando, por exemplo, 10 segundos pra chegar no radar). E falta também um aviso sonoro….a única coisa que ele faz é exibir essa tela abaixo, com a distância que falta para o radar (no teste que fiz, foi preciso), e vibrar.

Agora um detalhe importantíssimo: ele não consulta nenhum servidor para pegar as informações sobre os radares…eles devem ser previamente cadastrados. O programa possui um sistema de importação de arquivos.

A próxima pergunta é: onde vou conseguir uma lista com os radares instalados?? Para os “sortudos” que vivem no Brasil, existe um site, atualizado pelos próprios usuários, que possui essa informação…é o MapaRadar. Basta ir até lá, e mandar exportar. O formato deve ser o “CSV”…tanto faz se “com aviso de distância” ou sem (esse informação não é considerada).

fonte: Maemo.org

Artigos relacionados: