Hoje de manhã vi um tópico no fórum do Maemo.org, e fui atrás da informação. Achei que talvez apareceria em algum comentário aqui no blog, mas que não fosse causar nenhuma celeuma.

Bem….acho que causou um pouco, então para evitar mais problemas, vamos aos fatos.

O tópico dizia, claramente: N900 não terá atualização para o MeeGo.

A fonte da informação foi um blog da Cnet asiática, onde o autor do post disse que alguém da Nokia deu essa informação, depois de um questionamento dele.

A primeira pergunta que faço, é: o que é mais confiável? Um texto no Meego.org dizendo claramente que o N900 terá, no mínimo, uma versão de desenvolvimento do MeeGo, feito por um funcionário da Nokia, ou um post com palavras jogadas ao vento de um site asiático?

O autor do post original pode até ter tido a melhor das intenções, mas falhou ao conseguir interpretar, um mínimo que fosse, o texto. Em inglês, isto foi dito: “Maemo on Nokia N900 is not upgradeable to MeeGo. The first MeeGo device is targeted to be released during the second half of 2010. However, applications written for Moblin or Maemo Qt APIs will run on MeeGo.”

Traduzindo, temos isto: “O Maemo no Nokia N900 não será atualizável para o MeeGo. O primeiro aparelho com MeeGo tem lançamento apontado para o segundo semestre de 2010. Entretanto, as aplicações escritas para o Moblin ou Maemo usando Qt rodarão no MeeGo.”

O problema todo foi uma tremenda falha de interpretação na primeira frase: O Maemo no Nokia N900 não será atualizável para o MeeGo.

Isso significa, simplesmente, que o Maemo não se atualizará sozinho para o MeeGo. É o usuário que terá que instalar o sistema novo, na mão (via Flasher, por exemplo). Nada além disso. Tire da frase o “Nokia N900” e pronto!!! Você terá o sentido dela. A resposta dizia que o sistema operacional não seria atualizável….não disse que o aparelho também não seria.

Vamos pensar um pouco…o Windows XP se atualiza sozinho para o Vista? E este por si para o 7? Ou o Mac OS se atualiza do Leopard para o Snow Leopard automaticamente? E aqui estamos falando apenas de sistemas operacionais iguais. Imagine no caso do Maemo e do MeeGo, que são sistemas diferentes…..seria como querer atualizar o Ubuntu 9.04 para o Mac OS Snow Leopard….não rola, né?

Artigos relacionados: