Antes de soltarem rojões vale dizer que o N900, pelo menos até segunda ordem, não tem capacidade multi-toque! E isso nada tem a ver com o fato da tela ser resistiva (pois já há essa tecnologia). Ele simplesmente não é multi-toque porque a tela utilizada nele não tem essa capacidade. Simples assim. Por construção não quiseram fazê-lo multi-toque.

Mas eu disse “até segunda ordem”, correto? Sim, é verdade. Até segunda ordem porque nunca se sabe ao certo o que a Nokia usou lá dentro, e vai que colocou uma tela multi-toque, só que com essa possibilidade desabilitada? (é um delírio, eu sei)

Mas há um programinha que acrescenta uma capacidade rudimentar de multi-toque, que dá pra ver neste vídeo:

O programa, Theremin (encontrado no repositório extras-devel), é simples, e utilizado apenas para dar algumas notas musicais. Só não entendi se ele é um jogo ou o que….

Mas como dá pra ver no vídeo você consegue tocar duas notas ao mesmo tempo! Eu fiz um teste, e a coisa é bem, mas bem rudimentar, e cai mais ou menos no que eu já li a respeito. Tanto que só funciona se as “notas” forem da mesma linha…tomando por base o vídeo acima, se você tocar uma nota da primeira fileira e tentar junto tocar outra da última fileira, não vai dar certo.

Quando um aparelho que não é multi-toque recebe dois toques em posições distintas da tela, ele identifica como se o toque tivesse acontecido no “meio do caminho”. O que o programa deve fazer é guardar a posição do primeiro toque, e ao receber o segundo ele calcula onde deve estar ocorrendo o toque real (que seguindo essa tese, seria exatamente no dobro da distância entre o primeiro toque e o toque atualmente reconhecido). A única questão é como ele sabe que foi um toque duplo e não apenas um dedo.

E há uma característica no N900 que permite que você altere os desktops de forma bem rápida (sem o efeito): coloque um dedo num dos cantos da tela, e mantendo esse dedo, coloque outro do outro lado, e mantendo este segundo, retire o primeiro.

Digamos que quer ir para o desktop da direita, então primeiro coloca um dedo do lado direito, como se fosse arrastar o desktop, no processo normal, e aí coloque outro dedo do lado esquerdo. O efeito será bizarro….ficará na tela metade de cada desktop. E ao soltar o dedo da direita, o desktop será exibido. Basta fazer isso rápido.

fonte: Nokia N900 Applications

Artigos relacionados: