Arquivo por categoria hardware

Copiando 1.46GB em 4m27s?

O N900 fez!! Copiou de um pendrive para o próprio aparelho, usando o modo host da porta USB.

Aos 2m04s o autor exibe um vídeo que está no pendrive (o mesmo que será copiado depois). A cópia começa aos 3m25s e termina aos 7m52s.

O vídeo serve para derrubar duas ideias que eu tinha:

1- que a porta USB do N900 não provê energia! Isso é falso, já que dá pra ver no vídeo que o pendrive está ligado diretamente ao N900, apenas com um adaptador no meio do caminho.

2- que o modo host não precisaria ser habilitado/desabilitado.

E também dá pra perceber que o acesso ao pendrive é bem rápido, pela velocidade da cópia.

Assim que tiver um tempo, tentarei instalar o necessário e fazer alguns testes.

O autor do vídeo só podia pelo menos ter dado uma limpada no aparelho antes de filmar…. :)

fonte: My Nokia Blog

Tags:

Tocando DVDs no N900 (via USB)

Através de uma versão modificada do kernel (para permitir que a porta USB seja usada no modo “host”) e de um mplayer também modificado, foi possível fazer o N900 tocar um DVD.

O kernel precisou ser modificado pois de fábrica o N900 não suporta o modo host da porta USB (esse modo é o que permitiria, por exemplo, ligar um pendrive nele).

E antes que alguém diga que é uma porcaria porque há perda de frames é bom dizer que o mplayer foi alterado, mas não está usando a aceleração do chip gráfico! É tudo por conta da CPU.

fonte: My Nokia Blog

Ovi Maps com navegação por voz no N900?

Segundo um texto no The Nokia Blog, talvez.

O editor do blog, presente na Nokia World 2010, conversou com alguém da área de produtos Ovi, e questionou sobre o assunto. A resposta foi de que eles estão trabalhando para levar o Ovi Maps para o MeeGo, e que se o código resultante for facilmente transferível para o N900, então a resposta é “sim, o N900 terá uma atualização do Ovi Maps”.

Mas caso seja necessário alterar muito código, então a resposta é “não”.

O que me leva a algumas questões interessantes. A primeira delas é em relação ao próprio código. A Nokia apregoa sempre que todas as aplicações feitas para seus aparelhos devem ter como base o Qt, pois assim elas seriam facilmente portadas do Symbian pro Maemo/MeeGo e vice-versa. E eu, como programador, concordo com essa visão! Isso é factível.

Só que aí vem a questão interessante: se muito do código do Ovi Maps precisaria ser alterado para rodar no Maemo é sinal de que a Nokia não leva essa questão da “mobilidade do código” muito a sério!

Oras….o MeeGo tem como base o Linux, que também é a base do Maemo. Portanto, ambos possuem os mesmos elementos em seu interior (X-Org, Gstreamer, PulseAudio e por aí vai). Utilizando o Qt, o acesso ao hardware deixe de ser uma obrigação do programa e passa a ser da biblioteca. Então o que impediria que o programa rodasse nas duas plataformas?

Seria algo como “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”?

Projeto novo: AutoUPhoto

Enquanto não termino o BlockOut, muito mais devido a bloqueios criativos que outra coisa (acha que é fácil desenhar a tela de um jogo?), estou tocando mais um programinha para uma função pra qual não há alternativa (ou pelo menos eu não conheço): subir fotos automaticamente para um serviço de compartilhamento.

Como “subir automaticamente” eu digo automaticamente MESMO! O processo de mandar fotos para algum lugar no N900 é fácil e simples, mas irritante se você tem muitas fotos. Além de ser necessária intervenção do usuário. O que eu quero é bem simples: tirei a foto, ela teve as tags de georeferência marcadas, sobe pro servidor. Sem selecionar nada, clicar nada…tudo automático e transparente.

Como eu uso o Flickr, estou inicialmente fazendo apenas para ele, mas tenho a intenção de fazer também para o Picasa.

O funcionamento do programa não é assim tão simples, pois ele é dividido em 3 partes: uma interface gráfica para configuração (que ainda está extremamente crua e conta com apenas 3 botões), um processo rodando em segundo plano para receber as notificações de novas fotos, e um outro processo que deve ser iniciado quando há alguma foto nova a ser enviada.

O processo que fica “escutando” por novas fotos está funcionando. Não do jeito que eu gostaria, mas infelizmente não encontrei outra forma. Ele vai ser avisado sobre qualquer imagem nova no aparelho…mas mais pra frente penso em colocar uma configuração para dizer quais diretórios devem ser considerados.

Esse processo, quando recebe o evento de nova imagem, chama o outro processo responsável por fazer o upload.

Isso foi pensado para diminuir a quantidade de memória necessária para o programa rodar. Enquanto ele estiver apenas esperando por uma imagem ocupará muito pouco. Além de não ter processamento envolvido (portanto, sem grandes consumos de energia).

Neste momento eu já faço a autenticação do programa com o Flickr, inicio e finalizo o serviço de escuta (ainda manualmente), e faço o upload das imagens. E também ligo o GPS para pegar as coordenadas caso a foto não as tenha.

Ainda há bastante trabalho a se fazer, principalmente na interface gráfica.

Notícias sobre o Sygic

Como todo mundo que tem o N900 já deve ter visto, o programa de navegação nativo do aparelho deixa muito a desejar, principalmente nestes 2 pontos:
- não tem navegação por voz
- não refaz o trajeto automaticamente

A única alternativa viável que eu encontrei foi o Sygic, mas infelizmente ele não é vendido com os mapas do Brasil. Muitos já mandaram e-mails para eles questionando, inclusive eu.

A minha última mensagem foi enviada em 13 de agosto, e respondida hoje. A resposta por um lado foi interessante, mas por outro não respondeu a principal questão, que é quando teremos os mapas do Brasil disponíveis para compra.

A parte interessante deixo para vocês mesmos entenderem lendo o e-mail:

Thank you for your e-mail. I would like to kindly inform you that for Brazil there is going to be launched new product – Aura Brazil running on Maemo. Aura is oriented also to social life and pedestrian way of navigation – but it’s fully valuable navigation for driving.

Aura is the first voice guided car navigation, travel guide and a social networking app (Pinpoint where friends are on a map, their online activity and when they last connected. These details are visible from your contact list – go ahead and share your position and status with them if you like!) which uses 3D acceleration chip – AURA transforms maps into a real 3D product with building and landmark details. City and elevation maps make your position easier to find.
Wherever you are, use AURA to find your destination without any roaming costs. Places, addresses, maps, wiki information, city guides, and navigation and voice guidance – all are pre-installed.
Enable your Internet connection, and you can use active connected features such as AURA’s buddy search, and check weather or chat with friends.

Traduzindo a parte que interessa:

Obrigado pelo seu e-mail. Eu gostaria de gentilmente informar que para o Brasil será lançado um novo produto – Aura Brasil rodando no Maemo. Aura é orientado também para vida social e navegação de pedestres – mas de navegação valiosa quando dirigindo

Neste vídeo é possível ver o Aura em funcionamento num iPhone:

Quando ele será lançado? Não sei! O e-mail não diz. Mandei outro perguntando sobre alguma estimativa.

Nas entranhas do N900

Assim que o N900 foi lançado havia uma coisa chamada modo pílula vermelha/pílula azul. Quem assistiu Matrix já entendeu de cara o que significa.

Uma das coisas que esse modo permitia era entrar como root no terminal. Por padrão o aparelho possui essa característica bloqueada, por questão de segurança. No mundo GNU/Linux o usuário root é um deus. Ele pode tudo, inclusive destruir o sistema. Pelo menos por enquanto não apareceu uma forma do root destruir o aparelho em si!

Para recuperar o sistema basta reinstalar o firmware.

Hoje em dia não existe mais esse modo de forma fácil. Para ativá-lo é necessário usar o Flasher com uma opção especial. Mas para que isso seria útil?

O nome desse modo é R&D (Research & Development, ou, em bom português, pesquisa e desenvolvimento). Com o aparelho nesse modo é possível desligar algumas de suas funções.

Alguns usuários já passaram pelo problema do aparelho entrar num loop de reinicializações. Você o liga, aparece a tela branca com o nome da Nokia, às vezes aparecem as bolinhas da inicialização, e depois de um tempo ele reinicia o processo todo. Isso acontece por causa de uma segurança colocada nele, chamada watchdog. Numa tradução livre, seria um cão de guarda.

O trabalho dele é garantir que processos essenciais ao sistema estejam no ar e funcionando. A forma dele atuar é simples: ele exige que de tempos em tempos os processos que estão sob sua vigilância o avisem que está tudo bem. Se não receber esse aviso o watchdog reinicia o aparelho por si.

Por isso era obrigatório usar o N900 em modo R&D ao rodar o NITDroid. Hoje não é mais necessário.

Mais algumas coisas acontecem quando se está nesse modo:
- não é preciso instalar nada para ser root
- um toque no botão correspondente já liga o aparelho (ao invés de mantê-lo pressionado por alguns segundos)
- a luz de fundo do teclado se transforma num led indicador de utilização, como aquela luz que o computador tem para indicar acesso ao disco rígido (ela acende sempre que ocorre um acesso aos cartões de memória, tanto interno quanto externo)

Essas coisas todas são exatamente para ajudar o desenvolvedor a testar alguma aplicação mais crítica no aparelho. Por exemplo, alguém cria um novo programa de telefonia e o quer testar. Sem essas opções não seria possível pois o watchdog o reiniciaria sempre ao notar que o programa de telefonia original não está rodando. (ok, você pode perguntar então porque não implementar logo de cara esse aviso no programa novo….porque isso é um detalhe que pode esperar! O mais importante é conseguir fazer o programa executar aquilo para o que está sendo desenvolvido)

O watchdog também é responsável por evitar que o aparelho fique num loop infinito de reinicializações, que poderia levar a um esgotamento completo da carga da bateria, inutilizando-a.

Da próxima vez que ele ficar reiniciando sozinho, não o xingue!! Ele está fazendo isso para garantir o seu perfeito funcionamento. A culpa foi sua que fez algo que não devia! :)

Carregador solar para o N900

Interessado?? O preço: € 12.99. O frete? Grátis. O local? Aqui.

Agora voltemos para a realidade. Não há especificações técnicas. Apenas uma resposta a um questionamento de um possível cliente dizendo que o aparelho conta com uma bateria interna, e que o carregador na verdade faz a carga dessa bateria, que fornece a energia para o N900 quando ele é conectado.

Na verdade o recarregador solar não é apenas para N900. Deve ser para todo e qualquer aparelho que tenha um plugue micro-USB para recarga…e pela foto talvez outros plugues também sejam aceitos.

Esse site na verdade vende uma diversa gama de produtos para o N900, como canetas, carregadores, e até itens de hardware, como o falante do telefone.

Porém, eu não garanto a confiabilidade dele!

SleepyAnalyser

Já havia falado sobre o SleepPy. E agora surge outro programa com o mesmo intuito, porém com uma apresentação mais interessante.

A forma de exibir o sono é bem mais intuitiva, principalmente por mostrar os picos de forma bem clara. O programa ainda não tem a função de despertador (que o autor já disse que pretende colocar), assim como também pretende implementar uma forma de deixar o aparelho em modo offline e, ao despertar, voltar para online.

Ele está no repositório extras-devel.

Sygic 10

Não que seja uma graaaaande notícia, já que nem o Sygic 9 com mapas do Brasil está oficialmente disponível. Mas pelo menos indica que a empresa está trabalhando na próxima versão do programa para Maemo.

O vídeo está com o áudio em alemão. E o programa ainda é uma versão beta.

Segundo informações dadas pela própria Sygic, a versão 10 virá como uma atualização gratuita para quem comprou a 9.

fonte: MeeGo Portal

Overclock no N900

Esse já é um assunto um tanto quanto velho, mas hoje em dia está mais fácil do que nunca fazer o processo no N900.

O overclock nada mais é do que aumentar a velocidade do processador. Em computadores de mesa essa é um processo normal, porém mais perigoso. O motivo é simples: nos computadores o processador já está, teoricamente, na velocidade mais alta possível e segura.

No caso do N900 o processador está “configurado” para rodar a no máximo 600MHz porque, por ser um aparelho móvel, ele não possui um sistema eficiente de refrigeração (na verdade não possui sistema nenhum). Então se ele tiver uma velocidade (clock) muita alta, ele vai esquentar, podendo danificar algum componente ou o próprio processador.

As velocidades mais normais de overclock para o N900 são 800MHz, 900MHz, e alguns deixam em 1GHz ou até um pouco mais.

Importante salientar que não é o tempo todo que o processador está na carga máxima! Isso acontece apenas quando há exigência para tanto! Na maior parte do tempo a velocidade do processador fica por volta de 250MHz. O motivo pra isso é também simples de explicar: quanto mais alta a velocidade, mais energia precisa. Se o aparelho estivesse o tempo todo a 600MHz a bateria duraria poucas horas, provavelmente.

Para fazer o overclock é necessário instalar um kernel diferente. O kernel é a base de qualquer sistema GNU/Linux.
Leia mais $raquo;