Uma das coisas legais do N900 é que você não está preso a um único lugar para instalar coisas. Basta você baixar os arquivos (que é a opção não recomendável), ou pode usar o Gerenciador de Aplicativos para acessar os repositórios cadastrados e procurar o que quer.

Essa é uma grande facilidade. Mas está começando a virar um problema.

Cada vez mais aparecem novos repositórios. O que isso significa? Encher o N900 de informações desnecessárias, mas obrigatórias para manter os aplicativos atualizados. Sim, pois cada repositório novo cadastrado no aparelho ocupa espaço, e um espaço precioso (lembra que a primeira recomendação para ter mais espaço no rootfs é desabilitar repositórios?).

E ter que entrar no Gerenciador e ficar habilitando e desabilitando repositórios não é algo legal pra se fazer. A consequência é correr o risco de ficar com programas desatualizados (o que raramente é uma boa opção).

Isso tudo sem contar a pulverização dos programas por diversos locais, muitas vezes desconhecidos. Alguns exemplos? Assim que a Mozilla lançou oficialmente o Fennec (Firefox Mobile), o fez através de um repositório próprio. O Joiku fez a mesma coisa.

Aí temos o Qole, o My-Maemo, e agora descobri o GeeXboX.

Em alguns casos eu até entendo que se use um repositório próprio. Nem todo mundo vai querer pagar pra Nokia pra poder disponibilizar o seu programa na Ovi Store (achou que era de graça? Não é não!). Também tem o caso da empresa que quer vender o seu programa, e por incapacidade técnica não pode usar o meios convencionais. Ou então aqueles programas, digamos, alternativos, como os emuladores, que já deram problemas pra Nokia.

Mas se há um repositório oficial, gratuito, com uma boa estrutura, e que aceita o seu programa, por que criar um novo repositório para publicá-lo?

Artigos relacionados: