Aqueles que costumam instalar programas do repositório extras-devel já devem ter notado que muitos programas não estão instaláveis, assim como muitos outros não estão atualizáveis.

Alguns reclamam da libhildon1, outros de algum componente do Qt.

O problema todo reside no fato de que muitas bibliotecas foram atualizadas. Porém essas versões atualizadas só serão colocadas no aparelho quando o firmware novo for lançado…o que ninguém sabe quando será.

Explicando mais a fundo: todos os programas podem ter dependências. Ou seja, um programa pode depender de alguma biblioteca. E essa biblioteca, geralmente, deve estar em sua última versão. O sistema do Maemo.org indica qual é a versão da biblioteca que o programa espera encontrar, e caso a versão instalada seja mais velha que a versão esperada, o programa não é instalado.

Isso é uma questão de segurança, pois o que garante que o programa não fará uso de alguma função da biblioteca que só foi implementada na última versão? Impossível saber.

O que gerou todo esse problema é que, como dito acima, muitas bibliotecas foram atualizadas, e o repositório de desenvolvimento já está configurado para essas novas versões. Então ao pedir para instalar um programa, ele já está apontando para a versão mais recente, que não está ainda no aparelho.

A solução? Esperar. Não há nada que possa ser feito a não ser esperar até que o firmware seja lançado.

Muitos podem reclamar, espernear, resmungar, mas vamos lembrar que o repositório extras-devel é de programas em desenvolvimento, que normalmente não deveriam ser instalados por usuários comuns. Claro que isso num mundo ideal, onde os programas seguissem todos os passos normais dentro dos repositórios do Maemo.org….que não acontece, pois muitos são criados e deixados por lá, mesmo que funcionando 100%.