Não é algo trivial, e também não é algo que eu veja lá muita utilidade (por enquanto). Para entender, inicialmente veja o vídeo.

Agora vamos a uma breve explicação de como isso é possível. O sistema gráfico de qualquer GNU/Linux é baseado num componente chamado de X. Ele é o coração de qualquer ambiente gráfico. E ele é extremamente poderoso! E trabalha com o conceito de cliente-servidor.

Para aqueles que não sabem nada de programação, e não sabem o que significa esse conceito, a explicação é simples: você tem duas máquinas, o cliente e o servidor. No cliente apenas aparecer o resultado daquilo que acontece no servidor. Por exemplo, o seu internet banking. Ao você clicar no botão de consultar saldo, estará iniciando uma série de ações e processos lá no servidor, que terminará com a exibição do seu saldo na tela do seu computador. Todo o processamento está lá no servidor, e para o cliente (o seu computador) vem apenas o resultado.

Com o X algo semelhante é possível: eu posso mandar executar um programa numa máquina remota, e apenas a tela dele aparecer na minha! É como se eu estivesse rodando o programa na minha própria máquina….mas na prática estou apenas com a tela! Todo o processamento que o programa exigir estará sendo feito no servidor.

É quase isso que estão fazendo no vídeo acima.

Um detalhe: como o Windows não tem um servidor X, isso não é possível diretamente nele. É preciso instalar um monte de coisas e ter conhecimento de GNU/Linux, que já foge ao escopo do texto e do blog. Só como fonte de informação, o interessado poderá procurar pelo Cygwin.

Para iniciar, é preciso baixar e compilar o x2x, que é o necessário para fazer a mágica funcionar. E depois fazer exatamente o que está sendo feito no vídeo: iniciar o terminal no N900 e digitar o comando:

ssh -X <usuario do computador>:<ip do computador> 'x2x -south -from :0'

Isso fará com que quando o mouse for movido para fora da tela, na parte de baixo (south), ele vá para o N900.

Eu não testei o aplicativo pois para compilá-lo é necessário instalar todo o ambiente de desenvolvimento do X, e eu não acho que valha a pena baixar e instalar mais de 100MB só para isso.

Mas fica a curiosidade e mais uma mostra do poder de fogo do aparelho.

fonte: Nokia N900 Blog