Um usuário do fórum do Maemo.org escreveu uma interessante mensagem, que vou colocar aqui devidamente traduzida:

Nas últimas semanas estive contantemente seguindo o que se passava no fórum, e ao ler algumas mensagens/comentários fiquei um pouco confuso. Hoje finalmente senti o desejo de formular minhas impressões e compartilhá-las com vocês.

Entendo que as pessoas estejam p… da vida.
Entendo que se sintam aparentemente abandonadas pela Nokia.
Entendo que estão chateados porque coisas básicas não funcionam ou porque funcionalidades prometidas não estão presentes e demoram para serem desenvolvidas.

Mas você acha que chiar vai fazer as coisas virem mais rápido?

Eu certamente discordo e tenho uma palavra para você: paciência. Paciência, com um grande P maiúsculo – um paciente, consistente, P maiúsculo.

Paciência – Por que você deve ter

Vamos mostrar os fatos: o N900 foi lançado em novembro como um aparelho nível 4 de 5 para geeks ou pessoas que pretendam vir a ser. Portanto, as únicas pessoas (ou maioria) que o comprou foram pessoas ligadas em tecnologia que leram a respeito dele em diversos blogs/fóruns semanas antes do lançamento e não puderam esperar para pôr as mãos nele. Desde o começo ele foi destinado a um público mais especializado. Fato.

Como exemplo, eu nunca ouvi falar dele antes de andar dentro de uma das Nokias Flagship em dezembro de 2009 e ser apresentado a um. E eu não me considero um geek.

Agora, entre novembro e dezembro de 2009 as vendas cresceram, pessoas começaram a desenvolver mais e mais aplicações para o N900, bugs foram reportados, e as coisas começaram a andar (lembre-se que estamos falando de pessoas especializadas). Na época do Natal a notícia de que a Nokia tinha algo novo nas mangas se espalhou e pessoas “normais” começaram a se interessar. Este processo ainda está em andamento! Mais e mais pessoas estão comprando/reservando o N900 enquanto conversamos, e conforme as vendas cresçam ou continuem a mostrar uma curva positiva, a Nokia se sentirá obrigada a liberar mais e mais material para o N900! Seja paciente – dê às pessoas mais tempo para serem apresentadas ao N900 – seja pela internet seja pelas suas operadoras (Vodaphone inglesa, por exemplo).

Tempo > Crescimento das Vendas > Aumento do Envolvimento das Pessoas (em Fóruns, Blogs, etc) > Aumento na Pressão sobre a Nokia / Aumento no Interesse Gerado > Mais Aplicações, Mais Diversão!

Por que tanto negativismo?

Para vir ao ponto central da minha mensagem: pare com o constante negativismo. Para com as mensagens negativas como “É por isso que meu N900 é ruim”, pare de chiar por correções. Isso não é construtivo, não faz a Nokia trabalhar mais rápido, e o pior de tudo, somente afasta mais e mais as pessoas do aparelho porque os fóruns estão lotados com mensagens negativas inflamadas. Se você tem um problema, sinta-se livre para perguntar, mas tente e seja um pouco mais cuidadoso e diferencie entre um pedido de ajuda real e o começo de uma nova chiadeira. Já temos muitas.

O Lado Positivo – Seja positivo!

Olhe para as coisas positivas do N900, curta suas atuais características, junte-se e desenvolva aplicações com esta grande comunidade, mesmo se você só participa como Beta Tester ou com avisos/comentários. Se uma correção é lançada e uma importante característica foi perdida de novo – aceite. Engula. Vote nos bugs importantes e novas características e sossegue! Ajude os que estão com problemas ao instalar algo, e aproveite o pouco que a atualização trouxe!

Cada vez que passo pelo fórum encontro algo novo, algo sendo feito, descubro uma pessoa que perdeu as últimas semanas trabalhando numa nova aplicação, e eu sou grato! Você, junte-se! Aperte o botão de agradecimento mais vezes, deixe as pessoas saberem o quanto aprecia o seu trabalho, venha fazer parte! Porque é por isso que as pessoas continuam vindo aqui e desenvolvendo – porque é um bom lugar para estar. Por enquanto. Vale realmente a pena arriscar isso? Sério: se o humor for embora e os desenvolvedores também, nós podemos dizer tchau para nossa plataforma. E não há nada que a Nokia possa fazer.

Eu sei que há uma grande comunidade aqui, e temos algumas pessoas que fazem com que desejemos ficar. Eu dou minha contribuição ajudando a comunidade o quanto posso. Porque é disso que se trata. Ao invés de resmungar vamos arregaçar as mangas e descobrir, ajudar, desenvolver. Seja você um novato ou um veterano.

Declaração

Para finalizar gostaria de fazer uma declaração – eu espero que até o fim de março de 2010 o N900 terá amadurecido e se tornado melhor que qualquer outro aparelho que eu tivesse comprado. Do contrário, eu vou para Dubai tirar leite de vaca no deserto.

Atenciosamente,
Hau3er

Artigos relacionados: