Um dos primeiros programas que eu procurei assim que tive o N900 em mãos foi um substituto do Nokia Sports Tracker. Não um substituto pro serviço web dele, pois isso é apenas perfumaria, mas sim um substituto para o programa em si. E encontrei o eCoach.

Ele é interessante para fazer o tracking de rotas, ver quanto você andou/pedalou/dirigiu, e caso esteja fazendo exercícios físicos também pode ser utilizado em conjunto a um sensor de batimentos cardíacos.

Também é possível ver no próprio programa a rota feita, no mapa.

Os arquivos gerados pelo programa podem ser importados no Google Earth e também no Google Maps (assim como provavelmente em qualquer outro programa de mapeamento).

Um inconveniente do eCoach é que ele ficará se conectando à internet, para fazer a atualização do mapa (além de fazer a localização inicial). Se você não tiver um plano de dados ilimitado, precisa tomar cuidado ao utilizá-lo.

Um substituto dele é o GPSJinni, que faz basicamente a mesma coisa, sem os mapas e sem a possibilidade de monitorar os batimentos cardíacos.

Existe uma versão do eCoach no repositório extras (versão 1.56), portanto estável e confiável. Mas a última está no diretório extras-devel (versão 1.57).

Artigos relacionados: