Uma das melhores coisas de você estar em rede é poder copiar coisas de um equipamento para outro. Se for uma rede wireless, melhor ainda! Infelizmente, ainda não é possível abrir um compartilhamento no N900….o que olhando por certo ângulo, é bom, pois significa menor possibilidade de falhas de segurança (em outras palavras: um aparelho seguro).

Mas também não era possível montar um compartilhamento externo de forma a que arquivos remotos pudessem ser acessados através da rede. Era….agora não é mais. O Wizard Mounter permite isso. Ele está no repositório extras-devel.

Na verdade ele é apenas um assistente gráfico para coisas que são feitas via linha de comando. Ele permite conectar tanto a servidores Samba (GNU/Linux e família e Mac OS) quanto NFS (Windows) GNU/Linux quanto Windows.

Depois que mandar montar o compartilhamento, ele será visível no gerenciador de arquivos, e será possível navegar nele.

Observação: na versão atual, 1.5.7, ele não permite conectar a compartilhamentos sem usuário/senha, conforme relatos no fórum. Também há alguns poréns em relação à senha, como por exemplo ela não pode conter vírgulas. Se houverem problemas utilizando o programa, primeiro leia as mensagens no fórum.

fonte: Maemo.org

Artigos relacionados: