Agora eu já tenho quase certeza que a Nokia não colocará o envio e recebimento de MMS nativamente no N900. E sinceramente? Tomara que não mesmo! O desenvolvedor do fMMS está fazendo um excelente trabalho. A única coisa que falta pro programa ficar ótimo é identificar que chegou um MMS (que ele já faz), conectar automaticamente e baixar a mensagem (duas coisas que ele ainda não faz…o processo é manual).

Hoje apareceu uma atualização pra ele, e junto a atualização veio um novo pacote para instalar: Sharing Plugin for FMMS.

Ele permite enviar um MMS utilizando o compartilhamento de imagens (aquele serviço que permite enviar para o Flickr, Ovi, etc.).

É necessário primeiro ativar o serviço. Depois de instalar o pacote, é preciso ir até as configurações do aparelho, como mostra a figura abaixo.

Aí então é necessário criar um novo compartilhamento, selecionar o MMS na lista, e mandar validar.

Importante: para fazer a validação é necessário estar com uma conexão ativa à internet (não sei dizer se é obrigatório que seja a conexão utilizada para MMS).

Pra usar, basta seguir o caminho de como quando se quer mandar uma foto pro Flickr, por exemplo, e na lista de opções selecionar o MMS. O texto colocado no campo “descrição” será transportado para o texto do MMS, como dá pra ver nas imagens abaixo.

Importante de novo: se quando clicar no botão “compartilhar” (na segunda imagem acima) não houver uma conexão ativa com a internet, a janela será fechada e nada acontecerá. Mas assim que uma conexão se estabelecer, a tela do fMMS será exibida.

Os dois pacotes estão no repositório extras-devel.

Artigos relacionados: