O Conky é um utilitário inicialmente desenvolvido para computadores, mas que foi portado para o N900. Ele apresenta diversas informações em sua tela, e o objetivo deste texto é explicar o que é cada uma. Porém, vale lembrar que isso é apenas para o Conky, digamos, virgem. Ele é altamente configurável, e sua tela pode ser totalmente alterada, bastando para isso mexer no arquivo de configuração dele (/etc/conky/conky.conf). O objetivo deste post não é dar dicas de configuração, até porque são tantas opções que o melhor lugar para encontrar informações sobre isso é o site do projeto em si.



Vamos agora aos recortes na imagem, que acredito ser a forma mais fácil de ver.

1- Modelo do aparelho. O Nokia N900 é o óbvio…o 51 acredito que seja o código do modelo interno da Nokia (o famoso RX-51, que também é visto na etiqueta colada no aparelho, no compartimento da bateria). E o último 1 eu não sei dizer o que significa (talvez a versão do aparelho, se americano ou europeu).

2- É a versão do kernel GNU/Linux atualmente instalada (só para comparar, no meu computador tenho a versão 2.6.31.12, e a última versão estável publicada é a 2.6.33.2…mas isso para desktops).

3- O processador no qual o kernel está rodando (um ARM versão 7.1).

4- Informa a quanto tempo o sistema está rodando ininterruptamente (ou seja, desde a última vez que foi ligado). No caso, estava há 5 dias, 3 horas e 33 minutos.

1- A frequência atual do processador.

2- Aqui é apresentado o load average, ou média de processos esperando execução ou em execução nos últimos 1, 5 e 15 minutos (por isso 3 valores). Uma explicação relativamente simples pode ser vista na Wikipedia (em português), e seguindo os links dela há explicações mais detalhadas.

3- A quantidade de processos que estão rodando no aparelho no momento. Processos não são necessariamente programas. Como processo podemos considerar qualquer coisa que precise, em algum momento, de processamento da CPU. E um mesmo programa pode ter vários processos atrelados a ele. Já o running indica a quantidade de programas que estão rodando nesse momento. Programas em segundo plano podem ou não estar rodando…o fato de um programa estar aberto não significa que ele está efetivamente rodando (ele pode estar num estado de espera, em que nada do processador é utilizado).

4- Aqui é mostrado o uso do processador. A primeira linha mostra o percentual de uso no momento, e uma barra gráfica relativa a esse percentual.

Na segunda linha temos 4 informações, todas sempre na forma de gráficos que são preenchidos no decorrer do tempo: o uso da CPU, a quantidade de processos calculados no load average de 1 minuto (veja a descrição do item 2, acima), o I/O de disco (leituras e escritas na memória principal do aparelho, também conhecido como MyDocs) e o uso da memória RAM.

5- Este é o uso da memória, tendo a RAM na primeira linha e a memória virtual na segunda. É apresentado quanto espaço está em uso em cada uma, qual o tamanho, o percentual de utilização e um gráfico relativo a esse percentual.

Esta parte mostra a ocupação de cada partição. A primeira coluna mostra quanto espaço livre há, a segunda o tamanho total, e o gráfico mostra quanto está ocupado. O mmc1 é o cartão de memória.

Este bloco mostra as informações relativas à conexão a internet. O gprs0 é o acesso através da rede de dados da operadora, e o wlan0 é o wifi. No caso de uma conexão wifi serão mostrados o nome da rede, a velocidade máxima teórica dela, o nível do sinal e a velocidade atual de upload e de download.

Se for uma conexão com a operadora, apenas as velocidades atuais de upload e download serão exibidas.

E em ambos os casos, será exibido um gráfico mostrando a evolução das velocidades com o tempo.

A última parte mostra os 4 processos que mais estão ocupando o processador no momento. A primeira coluna é o nome do processo. A segunda é o código dele (esse código é o utilizado para matar um processo através do comando kill, no terminal). A terceira coluna mostra quanto da CPU o processo está consumindo, e a última coluna é quanto da memória do aparelho (RAM) ele está ocupando.