No mundo do software livre a lei que impera é a da cooperação. Cooperar nem sempre significa colocar a mão efetivamente na massa (traduzindo: programar). A cooperação pode vir de diversas formas. E temos um exemplo muito bom, em andamento, no fórum do Maemo.org.

Tudo começou com alguns usuários pedindo um aplicativo para a Copa do Mundo de Futebol. Primeiro foi a ideia básica, aí alguns outros usuários dizendo que isso seria interessante, até que apareceu um usuário dizendo que já tinha iniciado os trabalhos de um aplicativo assim, mas tinha parado, e outro dizendo que poderia ser o ponto de início da nova aplicação.

Enquanto mais gente dizia que queria um programa assim, outros já partiram pra prática, como por exemplo de onde pegar as informações sobre os jogos, os placares, etc.

Perceberam que até agora não havia uma única linha de código? Ou seja: apenas usuários comuns poderiam estar participando, e ninguém notaria.

E cada um começa a participar com aquilo que sabe, como o usuário que criou uma imagem de fundo, ou aqueles que sugeriram o ícone. E por fim entram os programadores que vão dando forma à aplicação.

E ele começa a ter corpo.

Claro que há vários problemas, o programa não é o que se pode dizer de totalmente utilizável, e sequer é possível instalá-lo através do Gerenciador de Aplicativos, mesmo havendo uma versão dele por lá.

Mas é um excelente exemplo de que o programador, o cara que efetivamente faz a coisa, é apenas uma parte do processo todo, e que pra participar do desenvolvimento de algo não é preciso ser especialista. Basta ter vontade.

Observação: o programa só é instalável através do download do arquivo .deb, anexado em mensagens do fórum. É preciso percorrer as mensagens para encontrar a mais recente (que no momento em que escrevo o texto fica aqui).