“Tor é um projeto de software que protege você contra análise de tráfego, uma forma de vigilância na internet que ameaça a liberdade pessoal, a privacidade, negócios confidenciais, relacionamentos e a segurança de Estado. Tor protege você distribuindo suas comunicações ao longo de uma rede de nós rodadas por voluntários em volta do mundo: isso previne que alguém monitorando sua conexão com a internet aprenda quais sites você visita, e previne que os sites que você visita saibam onde você está, sua localização física. Tor funciona com muitas aplicações existentes, incluindo navegadores, programas de mensagens instantâneas, login remoto, e outras aplicações baseadas no protocolo TCP.”

Essa é a introdução feita ao Tor no site em português.

O que o Tor faz, a grosso modo, é capturar a requisição que o usuário faz, e passear com ela por diversos proxies antes de chegar ao destinatário real. Um proxy nada mais é do que uma máquina que recebe uma requisição, que na verdade não é pra ela, e ela apenas repassa essa requisição para outro lugar.

Imagine uma compra que você fez em Hong Kong, e pediu pra entregar via correio. A loja vai postar a encomenda numa agência dos Correios de Hong Kong, essa agência a levará para uma central, essa central vai mandar de avião (ou navio, vai saber) para o Brasil. Digamos que você mora em Corumbá, Mato Grosso do Sul. O avião pousará em Guarulhos (ou o navio chegará em Santos), a encomenda irá para um centro de distribuição dos Correios nessas cidades, será remetido para alguma outra onde exista um vôo para Corumbá (se necessário), ao chegar em Corumbá irá para o centro de distribuição dos Correios, de lá para alguma outra agência ou diretamente para o entregador, e aí chegará em sua casa.

Cada ponto de parada da encomenda (correios de Hong Kong, avião, central em Guarulhos/Santos, central em Corumbá, etc.) é um proxy. E é isso que o Tor faz com requisições enviadas à internet.

O uso mais nobre desse programa é permitir às pessoas que sofrem com censura na internet (como os cubanos, chineses, iranianos, e afins) acessarem sites que os Governos locais bloqueiam. Afinal de contas você não está indo diretamente ao site, mas mascarando o seu acesso. Mas também pode ser usado por coisas menos nobres como acessar sites sem que o site saiba que você é você.

A instalação no N900 é muito simples, se comparada à instalação num computador. Basta ir no extras-devel, e instalar o Tor Status Area Applet. Após instalado, é necessário reiniciar o aparelho. Para ativar o programa, é só ir no menu que aparece ao pressionar a área do relógio (primeira imagem). E uma janela vai ser aberta (segunda imagem). O programa estará rodando quando o ícone não ficar esmaecido ali na mesma área (terceira imagem).

No meu caso, ele reclamou que não conseguiu criar/atualizar o diretório “/home/user/.tor”. Eu não cheguei a ver se o programa rodaria direito, pois logo em seguida eu criei esse diretório. Para criá-lo, é necessário ir até o terminal, e como root digitar estes comandos:

mkdir /home/user/.tor
chown user:users /home/user/.tor

O primeiro vai criar o diretório, e o segundo dará permissão de leitura e escrita para o usuário comum.

Ele também apresenta uma mensagem de erro, sempre que iniciado, dando um erro de “socket”, tendo a conexão negada. Mas logo depois conecta numa boa. Para saber se ele está funcionando corretamente, basta acessar o endereço https://check.torproject.org/ através do navegador, que uma página assim deve surgir:

Note que nela aparece o endereço IP com o qual você será identificado pelos sites que visitar, e que não é o seu endereço verdadeiro (aquele visto no roteador, caso esteja via wifi, ou o do aparelho mesmo, no caso de 3G).

Um teste efetivo que eu tentei foi o de comprar algo na Ovi Store, que sabidamente não é possível daqui do Brasil. Bem, as duas telas abaixo dizem se tive sucesso ou não.

Na verdade, eu não tive sucesso!! A Ovi Store valida o seu endereço digitado no site com o endereço da sua fatura do cartão de crédito, e como o endereço é no Brasil, ele falha.

Vale comentar que a navegação através do Tor é lenta, bem lenta. Mas segura.