O BlessN900 é um programa utilizado para tirar fotos em condições especiais, nas quais  o aplicativo nativo não daria um bom resultado.

Ele possui 3 configurações possíveis. A primeira permite tirar fotos com pouca luz com um resultado excepcional, como no exemplo abaixo. A primeira foto foi tirada com o aplicativo nativo de foto, no modo automático. A segunda no modo noturno, também com o programa nativo. E a terceira tirada com o BlessN900.

20100611_002.jpg 20100611_003.jpg 20100611_001b.jpg

As 3 fotos foram tiradas do mesmo lugar, com o N900 firmemente posicionado, e sem que nenhuma iluminação extra aparecesse em alguma das fotos, exceto na segunda na qual o flash foi disparado.

Impressionante, não?

Os outros dois modos de operação do BlessN900 são um modo de zoom digital, que não testei, mas promete fazer uma foto mais nítida. E um outro modo onde há uma fonte muito forte de luz que acaba ofuscando o resto da imagem, como quando o sol aparece. Há alguns bons exemplos no site.

Para baixar o programa vá ao endereço, pelo navegador do N900, e faça o download do aplicativo. Não será cadastrado nenhum repositório! O download será direto do arquivo .deb, que após baixado será automaticamente instalado.

Ele não é integrado ao aparelho! Para usá-lo é preciso abrir a lente da câmera, fechar o programa nativo, ir até o menu e abrir o BlessN900.

Em tempo: Bless é um atalho para BlurLess (menos borrado).