Está disponível para instalação a nova versão beta do Firefox 4 para aparelhos móveis (Fennec). Há versões para o Android e para Maemo.

Estas são algumas das alterações notificadas:

– performance do Javascript melhorada (diz estar 25% mais rápido)
– o carregamento das páginas acontece cerca de 40% mais rápido que no beta 1
– uso da bateria foi reduzido
– redução no consumo de memória
– é possível desfazer o fechamento de uma aba
– notificações no desktop agora são suportadas
– quando uma aba travar o navegador inteiro não será afetado

E segundo a fonte, na próxima versão teremos duas coisas extremamente interessantes: aceleração por hardware para o scroll e para o zoom (deixando-os bem mais rápidos e também com menor consumo de energia) e habilitarão vídeos em HTML5 usando OGG e WebM.

A instalação dele através do link da própria Fundação Mozilla não funcionou (comigo ele tentou instalar a versão atual do navegador, a 1.1). Eu acabei baixando e instalando na mão o arquivo, antes removendo a versão beta anterior.

No teste que fiz ele me pareceu sensivelmente mais rápido que a versão anterior (porém isso pode ser devido ao PR1.3, e não necessariamente à nova versão do Fennec, já que muitas pessoas relataram que o navegador ficou mais rápido após o novo firmware). Mas a página de teste do HTML5, estranhamente, deu erro!! Ele não conseguiu exibi-la.

E ele também já apareceu em Português, mas de Portugal pois parece que ainda não possui tradução para o brasileiro (pelo menos não apareceu na lista de idiomas das configurações).

fonte: Nokia N900 Applications