O MyPaint é mais um programa GNU/Linux portado para o N900. Ele não é um simples programa de edição de imagens, mas sim um para se fazer imagens. Estes são dois exemplos (há mais na galeria do programa):

Portanto se você tem dotes artísticos e um N900, pode fazer muita coisa boa nos momentos de ócio. Claro que as imagens acima foram feitas num computador, o que significa muito mais espaço para desenhar do que na tela do N900. Mas servem perfeitamente para mostrar o que o programa permite.

A instalação dele no N900 não é muito simples. Requer alguns passos no terminal do aparelho.

Habilite o repositório extras-devel, e como root digite este comando:

apt-get install libblas3gf liblapack3gf pymaemo-optify python-numpy

Isso vai instalar 2 bibliotecas (libblas3gf e liblapack3gf) e dois programas (pymaemo-optify e python-numpy) exigidos pelo MyPaint. Pode ser que já tenha algum desses pacotes instalados.

Ainda como root, execute estes comandos:

cd /usr/lib/
ln -s libblas.so.3gf libblas.so
ln -s liblapack.so.3gf.0 liblapack.so

A primeira linha é para ir ao diretório “/usr/lib“. Nesse diretório é que fica a grande maioria das bibliotecas do aparelho (exatamente por isso o nome: library).

As outras duas linhas são para criar links simbólicos. Um link simbólico é mais ou menos como um atalho no Windows (mais ou menos porque links são muito mais poderosos e funcionais que atalhos, mas o conceito ajuda a explicar). O que foi feito é associar o nome “libblas.so” ao arquivo “libblas.so.3gf”, e “liblapack.so” ao “liblapack.so.3gf.0”.

Se você der o comando abaixo vai perceber o que isso significa:

ls -l libblas*

A saída, no meu caso, foi a seguinte:

lrwxrwxrwx    1 root     root           14 May  4 13:53 libblas.so -> libblas.so.3gf
lrwxrwxrwx    1 root     root           16 May  4 13:48 libblas.so.3gf -> libblas.so.3gf.0
-rw-r--r--    1 root     root       519316 Jan 19 20:36 libblas.so.3gf.0

O que isso tudo significa? Significa que “libblas.so” é um link para “libblas.so.3gf”, que por sua vez é um link para “libblas.so.3gf.0”, que é a biblioteca em si (basta ver o tamanho dos arquivos, na 5a. coluna).

Faça o download dos arquivos do MyPaint em si, para algum lugar do N900. Os links mais recentes são os dois abaixo (mas é bom dar uma olhada no tópico do programa no fórum do Maemo.org para ver se não há novas versões):
mypaint_0.7.1-2maemo4_armel.deb
mypaint-data_0.7.1-2maemo4_all.deb

É preciso baixar os dois arquivos! Depois de colocados no N900, via terminal e como root, digites os seguintes comandos:

cd /caminho/para/onde/copiou/os/arquivos
dpkg -i mypaint-data_0.7.1-2maemo4_all.deb mypaint_0.7.1-2maemo4_armel.deb

O primeiro comando é um velho conhecido para mudar o diretório atual. E o segundo é para instalar os pacotes baixados.

Estas são algumas telas do programa.


Antes que alguém diga que sou descoordenado, vou logo avisando que Educação Artística nunca foi meu forte, e que fiz a quarta imagem usando o dedo! 😛

Há um usuário do fórum do Maemo.org que deixou numa mensagem, para download, a sua coleção de pincéis e também o seu arquivo de configuração, com valores melhores para o N900 (o programa tem uma configuração para determinar a pressão do toque na tela).

Esse arquivo deve ser baixado e ter seu conteúdo copiado para o diretório “/home/user/.mypaint“.

Texto criado após indicação do programa pelo usuário do fórum dercio2008.